As doenças do coração atingem milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, comprometendo a qualidade de vida e reforçando a importância do cuidado com o coração. Entre os principais fatores de risco estão a pressão alta, o colesterol elevado, a inflamação crônica, o sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados, condições que favorecem o surgimento de problemas como hipertensão, aterosclerose e insuficiência cardíaca.
Escolhas nutricionais que priorizam alimentos com compostos bioativos têm sido cada vez mais investigadas por seu potencial na prevenção e no cuidado da saúde cardiovascular. Segundo o cardiologista Fillippo Savioli, a beterraba é uma importante fonte de nutrientes e nitratos naturais, que no organismo se transformam em nitrito e, depois, em óxido nítrico, substância responsável por favorecer a vasodilatação e otimizar a circulação sanguínea.
+LEIA TAMBÉM: Dieta com frutas, verduras e grãos pode aliviar sintomas da síndrome do intestino irritável
O óxido nítrico auxilia na diminuição da pressão arterial, melhora a oxigenação dos tecidos e contribui para o bom funcionamento do endotélio, fator essencial para a saúde do coração”, explica o especialista.
Ele acrescenta que, além dos nitratos, micronutrientes presentes na beterraba, como o ferro e as vitaminas do complexo B, que também exercem papel importante na manutenção da saúde cardiovascular.
O ferro tem papel fundamental na formação da hemoglobina, responsável por transportar oxigênio pelo sangue. Já as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo energético e ajudam a reduzir os níveis de homocisteína, aminoácido associado ao maior risco de doenças cardíacas”, explica o médico.
+LEIA TAMBÉM: Guia de uso da creatina: como maximizar resultados e evitar problemas
De acordo com ele, o consumo equilibrado desses nutrientes também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, melhora da disposição e recuperação mais eficiente após a prática de exercícios físicos.
Nutrição funcional e suplementação: uma combinação benéfica da beterraba
O especialista destaca que a associação entre uma alimentação funcional e o uso adequado de suplementos pode potencializar os resultados para a saúde. “Em casos de deficiência de ferro ou quando há necessidade de aumentar a ingestão de nitratos visando o desempenho físico e o cuidado cardiovascular, suplementos à base de beterraba, enriquecidos com ferro e vitaminas do complexo B, podem ser uma alternativa eficaz, desde que utilizados com acompanhamento profissional”, conclui.








