Nesta quinta-feira (21), Google removeu os canais de Taspio e João Caetano do YouTube, após relatos de conteúdos que exploram adolescentes impulsionados pelo caso do vídeo Adultização produzido por Felca. Os inscritos perceberam que não era mais possível acessar os vídeos, aparecendo a mensagem: “Página indisponível. Lamentamos o transtorno. Tente pesquisar algo diferente”.
Taspio, de 26 anos, somava 7 milhões de inscritos e produzia uma série de vídeos sobre a vida de adolescentes, abordando relacionamentos, beijos e traições. Um dos conteúdos mais vistos, “Deixei câmeras escondidas e flagrei a ex-namorada tentando beijar o cria”, ultrapassou 1 milhão de visualizações.
Em vídeo publicado no Instagram, Taspio afirmou: “É, gente, no final os palhaços venceram. Mas saibam de uma coisa, isso não é um adeus, e sim um até logo. E eu amo vocês demais. Nunca esqueçam disso”. Ele também comentou: “Da noite pro dia, sem nenhum aviso… Só apagaram meu canal, e de tanta gente. Por que?”, marcando o perfil oficial do YouTube Brasil.
João Caetano se manifestou nos stories: “Sim galera… meu canal foi excluído permanentemente do YouTube. 13 anos de história… em breve irei me pronunciar.” O criador de conteúdo marcou uma live para 19h30 desta quinta-feira, 21 de agosto. João acumulava 14 milhões de seguidores e possuía produtora voltada à criação de conteúdos envolvendo adolescentes, de acordo com o The Intercept Brasil.
Segundo a assessoria do Google, “os canais foram encerrados por violar as políticas do YouTube”. A empresa ainda destacou que criadores podem contestar a decisão conforme explicado na central de ajuda.