Enquanto representantes de 194 países se reúnem em Belém (PA) para discutir soluções contra as mudanças climáticas durante a COP30, apenas 10% dos estudantes brasileiros até o ensino médio sabem o que é o evento. O dado faz parte de uma pesquisa da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) em parceria com o Equidade Info. Na rede privada, o índice é quatro vezes maior.
O estudo ouviu 3.127 alunos, 372 professores e 210 gestores de 198 escolas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil entre agosto e setembro de 2025. Embora sete em cada dez alunos afirmem já ter ouvido falar em mudanças climáticas, apenas um terço consegue explicar o conceito, enquanto outro terço admite não compreender o tema.
+ LEIA TAMBÉM: O sacrifício inacreditável dos pais para seus filhos estudarem no Vietnã
Mais de 70% dos alunos relataram ter vivido dias de calor extremo no último ano, mas 64% disseram que a escola os prepara pouco, ou nada, para lidar com essas situações. A percepção entre os professores é ainda mais crítica: 69% consideram que as escolas não oferecem preparo adequado para enfrentar os efeitos do aquecimento global.
A região Norte, sede da COP30, concentra os estudantes mais informados sobre o assunto: 27% sabem o que é o evento, e 77% dos professores declaram ter conhecimento sobre o tema. Já o Nordeste registra os menores índices, com 4% dos alunos e 52% dos docentes afirmando conhecer a conferência.