Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as chuvas e enchentes que atingem o estado do Rio Grande do Sul têm causado um impacto significativo no setor agropecuário. De acordo com os dados da entidade, os prejuízos financeiros para o setor já ultrapassam a marca de R$ 423,8 milhões.
“Os danos serão infinitamente superiores aos já apontados”, informa a nota da CNM. “A maioria dos municípios afetados ainda enfrenta situação extrema e atua no resgate às vítimas, com ações de socorro e acolhimento. Milhares de pessoas ainda estão ilhadas, aguardando resgate em cima de telhados e árvores, e outras milhares desabrigadas”.
De acordo com os cálculos da entidade, os prejuízos no estado do Rio Grande do Sul totalizam R$ 559,8 milhões, incluindo não apenas o setor agropecuário, mas também outros segmentos e o setor público.
No entanto, é importante ressaltar que esse número pode ser ainda maior. Os valores foram levantados a partir de informações fornecidas por apenas 19 municípios à confederação.
Até o momento, a situação se agrava, com 170 cidades declarando estado de calamidade junto à Defesa Civil nacional. Além disso, mais de 340 municípios foram impactados, segundo informações fornecidas pela Defesa Civil gaúcha. A extensão do desastre natural continua a se tornar mais evidente à medida que mais áreas são afetadas pelas chuvas e enchentes.