(Foto: Reprodução/Internet)

Saúde

Risco de 16 doenças aumentam com a obesidade; segundo estudo

Pesquisa com mais de 270 mil pessoas indica que a obesidade severa amplia as chances de desenvolver problemas cardiovasculares, metabólicos e respiratórios.

A obesidade pode ser um fator determinante para o aumento do risco de 16 diferentes condições de saúde, segundo um estudo publicado no NEJM Evidence. A pesquisa analisou dados de mais de 270 mil indivíduos para entender como os diferentes tipos de obesidade influenciam o surgimento dessas doenças.

Os resultados apontam que pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 apresentam um risco ainda maior. Entre os problemas de saúde identificados estão hipertensão, diabetes, insuficiência cardíaca, doença renal crônica, embolia pulmonar, doença hepática, apneia do sono e asma.

Os pesquisadores concluíram que a obesidade eleva o risco em todas as condições analisadas, com destaque para apneia do sono, diabetes e doença hepática, que foram as mais afetadas. Já asma e doenças cardiovasculares foram as menos associadas.

Os responsáveis pelo estudo afirmam: “Os resultados mostram a importância de uma intervenção precoce e da mudança no estilo de vida, que podem ajudar a reduzir o risco relacionado a outros problemas de saúde”.

plugins premium WordPress