chá de camomila (Foto: Free Pik)

Saúde

Entenda!

Chá de camomila auxilia no controle do estresse e da glicose

Para obter todos os efeitos positivos, prefira consumir o chá puro, sem açúcar

O chá de camomila é uma bebida tradicional no Brasil, conhecida por suas propriedades calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias. Além de promover relaxamento e diminuir o estresse, ele também pode contribuir para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Com efeito significativo, o chá também ajuda a melhorar a qualidade do sono e a aliviar cólicas. Seus benefícios vêm dos flavonoides, óleos essenciais, minerais, cumarinas e ácidos fenólicos presentes em sua composição.

A nutricionista Daniella Medeiros orienta que o chá seja consumido imediatamente após o preparo e sem adoçar. “Para aproveitar ao máximo os efeitos do chá, o ideal é não acrescentar açúcar, já que ele pode reduzir as propriedades calmantes da camomila”, explica a especialista, que atua no Rio Grande do Norte.

Como o chá age

O chá de camomila atua por meio da apigenina, um composto presente na flor que ajuda a reduzir sintomas de ansiedade, estresse e hiperatividade. Ele age no sistema nervoso central, diminuindo os níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse, e promove um efeito relaxante que contribui para um sono mais tranquilo durante a noite.

“O composto se conecta aos receptores de GABA, promovendo efeito de relaxamento”, afirma o médico Wandyk Alisson, da clínica Eclissée, em Balneário Camboriú (SC).

Pesquisadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, demonstraram que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá de camomila também podem contribuir para a redução da glicose no sangue. O estudo foi publicado na revista científica Complementary Therapies in Medicine.

Apesar dos potenciais benefícios, especialistas reforçam que os tratamentos convencionais não devem ser substituídos sem acompanhamento médico. Nesse contexto, os chás funcionam como um complemento à terapia tradicional.

Como preparar o chá de camomila

Ingredientes:

1 a 2 colheres de chá de flores secas de camomila

1 xícara de água (cerca de 200 ml)

Modo de preparo:

1- Ferva a água e despeje sobre as flores de camomila.

2- Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.

3- Coe e consuma imediatamente, sem adicionar açúcar, para aproveitar melhor os benefícios.

Contraindicações do chá de camomila

O consumo excessivo de chá de camomila pode aumentar o risco de aborto espontâneo, por isso deve ser evitado por gestantes. Pessoas alérgicas a plantas da família Asteraceae, como crisântemos, margaridas, arnica e ambrosia, também podem apresentar reações alérgicas e precisam ter cuidado ao consumir a bebida.

Além disso, o chá pode interagir com medicamentos ou sobrecarregar o fígado, sendo contraindicado para quem utiliza anticoagulantes ou possui doenças hepáticas.

É importante consultar um profissional de saúde antes de fazer uso regular de qualquer planta medicinal”, alerta Daniella.

plugins premium WordPress