O Natal em Sandringham, tradição anual da família real britânica, não trazia boas memórias para a princesa Diana. Segundo relatos do passado, ela considerava as celebrações “aterrorizantes e decepcionantes”, especialmente devido a uma tradição curiosa: a troca de presentes de brincadeira.
O choque de Diana com a tradição
Diana entrou para a celebração em 1981, logo após se casar com o príncipe Charles. Grávida do príncipe William, a princesa quis impressionar a família real e decidiu comprar presentes caros. No entanto, ficou triste ao descobrir que a tradição envolvia apenas presentes de zoação.
De acordo com o biógrafo Andrew Morton, Diana ficou chocada ao ganhar um suporte de papel higiênico em seu primeiro Natal. “Muita tensão, comportamento bobo, piadas bobas que os de fora achariam estranhas, mas os de dentro entenderiam. Eu, com certeza, era uma estranha ali”, relatou ela ao biógrafo.
Além disso, o cabeleireiro de Diana, Richard Dalton, revelou que a princesa não gostava do frio da região e se sentia sozinha durante as celebrações.
O último Natal de Diana na realeza
O último Natal da princesa Diana em Sandringham com a família real aconteceu em 1991. Em 1992, após se separar do príncipe Charles, ela passou o primeiro Natal longe dos filhos, William e Harry.
O último aniversário de Diana
Antes de sua morte em 1997, Diana comemorou seu último aniversário em uma festa de gala no evento do Centenário da Tate Gallery, em Londres. Ela usou um vestido preto do estilista Jacques Azagury e foi recebida com carinho por admiradores, que lhe deram flores, cartões e ursinhos de pelúcia.
Naquele verão, Diana também viajou com os filhos e o namorado, Dodi Al Fayed, para St. Tropez. Pouco depois, ela faleceu em um acidente de carro em Paris, no dia 31 de agosto de 1997.