Pela primeira vez, o Prêmio Preta Gil Para Vozes que Transformam Gerações foi concedido a mulheres que se destacam em diversas áreas, no sábado (8), em São Paulo. Criada por Ju Ferraz em tributo à artista, a homenagem celebra o legado de Preta Gil (1974–2025), reconhecida como um dos principais ícones do movimento Corpo Livre.
A premiação integrou a programação da quarta edição do BODY (Body Open Defines You), evento voltado à valorização da diversidade e da autoestima feminina.
Astrid Fontenelle e Flora Gil foram os grandes destaques da noite. A apresentadora, com mais de 30 anos de carreira, recebeu o reconhecimento na categoria “Para o BODY que Transforma a Comunicação em Favor da Pauta Feminina”, em homenagem à sua contribuição para o jornalismo e à defesa das mulheres na mídia. Flora, madrasta de Preta Gil, foi pega de surpresa ao ser homenageada no encerramento da cerimônia, em um momento marcado por emoção e aplausos do público.

+LEIA TAMBÉM: Ana Castela se derrete por Zé Felipe com declaração após apresentação recorde
Fontenelle, jornalista e apresentadora com mais de três décadas de carreira, foi reconhecida na categoria “Para o BODY que Transforma a Comunicação em Favor da Pauta Feminina”. Durante seu discurso, ela destacou o impacto e o legado de Preta Gil.
“Receber um prêmio que carrega o nome e a força de Preta Gil é mais do que uma conquista, é um símbolo. Um lembrete de que a coragem, a verdade e a beleza de ser quem somos permanecem vivas em cada um que ela inspirou. Esse prêmio é a prova de que a presença dela segue iluminando caminhos, inclusive o meu”, afirmou a apresentadora.
Já Flora Gil, madrasta de Preta, foi surpreendida com uma homenagem especial no encerramento do evento, após participar de um bate-papo sobre amadurecimento feminino, ao lado da atriz Cris Vianna e da empresária Heloísa Santana.
A programação ainda promoveu discussões sobre o legado de Preta Gil, a moda como instrumento de inclusão e a diversidade dos corpos, reunindo nomes como Bela Gil, Maria Prata, Leticia Colin e Camilla de Lucas. A apresentação foi da jornalista Júlia Andrade.








