Na disputa pelo Oscar de Melhor Atriz, Fernanda Torres enfrenta uma adversária de peso: Demi Moore, indicada por seu trabalho em A Substância. Ambas são apontadas como as principais concorrentes da categoria, deixando estrelas como Nicole Kidman (Babygirl) e Angelina Jolie (Maria) fora da lista final.
Segundo o crítico Johnny Oleksinski, do New York Post, o duelo entre Torres e Moore será o mais acirrado da cerimônia. A brasileira chega embalada pela vitória no Globo de Ouro por sua interpretação de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, enquanto Moore surpreendeu ao levar o prêmio na categoria de Comédia ou Musical por sua performance ousada em um filme que redefiniu sua carreira.
Enquanto Fernanda emociona com a história de uma mãe enfrentando a ditadura militar brasileira, Demi renasce com um papel que a afastou do rótulo de “atriz de pipoca”.
Em discurso ao receber o Globo de Ouro, Moore lembrou dos anos de subestimação em Hollywood: “Estou nessa profissão há muito tempo, mais de 45 anos, e este é o primeiro filme da minha carreira de atriz em que venço. […] Há 30 anos, um produtor me disse que eu era uma ‘atriz de pipoca’, e, naquela época, eu interpretei isso como se não tivesse direito a algo assim, que eu podia fazer filmes bem-sucedidos e lucrativos, mas que nunca seria reconhecida. Eu acreditei nisso, comprei essa ideia, e, ao longo do tempo, isso me corroeu, a ponto de eu pensar, há alguns anos, que talvez fosse o fim, que talvez eu já tivesse feito tudo o que deveria fazer. E, enquanto eu estava em um momento difícil, surgiu na minha mesa um roteiro mágico, ousado, corajoso, fora da caixinha, absolutamente insano, chamado A Substância, e o universo me disse que eu ainda não havia terminado.”
Fernanda, por sua vez, dedicou seu prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, e destacou a força do cinema em tempos difíceis: “E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela esteve aqui há 25 anos. E isso é uma prova que a arte pode durar pela vida, até durante momentos difíceis, como esta incrível Eunice Paiva, que eu fiz, passou”
A cerimônia do Oscar acontece em 2 de março de 2025, e, até lá, a expectativa só cresce. Será que Fernanda Torres quebrará o jejum brasileiro de mais de 20 anos ou Demi Moore conquistará o reconhecimento definitivo?