Thayla Hendyo Pereira de Motta (Foto Reprodução Redes Sociais)

Estudante brasileira desaparece em Portugal; família enfrenta dificuldades para obter informações

Thayla Hendyo Pereira de Motta, de 26 anos, desapareceu em dezembro durante intercâmbio em Aveiro; familiares buscam respostas e assistência consular.

A estudante brasileira Thayla Hendyo Pereira de Motta, de 26 anos, está desaparecida desde o dia 15 de dezembro de 2024, em Portugal, onde realizava um intercâmbio com uma bolsa de estudos na Universidade de Aveiro. Thayla estava no país europeu desde outubro do ano passado e, segundo relatos, enfrentava dificuldades financeiras durante sua estadia.

A família da jovem, que é natural do Guará, no Distrito Federal, registrou um boletim de ocorrência, mas até o momento não obteve respostas satisfatórias das autoridades portuguesas. Amigos de Thayla afirmaram que ela havia mencionado suas dificuldades financeiras e seu desejo de retornar ao Brasil. Um amigo, que a viu no Porto, a localizou dormindo em um terminal rodoviário da cidade, localizada cerca de 70 km de Aveiro, onde ela morava.

A mãe de uma amiga de Thayla, que também reside em Portugal, foi até o Porto para formalizar a denúncia à polícia local. Ela compartilhou com as autoridades informações sobre os problemas financeiros da jovem e seu desejo de voltar ao Brasil. Em resposta ao ocorrido, o Itamaraty afirmou que está acompanhando o caso e prestando assistência à família.

A irmã de Thayla, Kimberly, também entrou em contato com o Consulado Brasileiro em Portugal e, por e-mail, enviou documentos para comprovar o vínculo familiar. “Mandei foto e documento para comprovar que a gente é irmã. Falaram que iam entrar em contato”, relatou Kimberly, que acrescentou: “Muita tristeza, agonia, a gente não sabe se está bem, se está viva. Se foi traficada ou se aconteceu o pior. Só quer uma notícia”.

Amigos de Thayla distribuíram cartazes pela Universidade de Aveiro e, agora, a família enfrenta dificuldades em conseguir informações claras sobre o paradeiro da estudante. Em meio à incerteza, os familiares clamam por respostas para encontrar a jovem e dar um fim à angústia que os acompanha desde seu desaparecimento.

Este site utiliza e armazena cookies.