Preta Gil, de 50 anos, concluiu uma complexa cirurgia para a retirada de tumores no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O procedimento, que começou na manhã da última quinta-feira (19), só foi finalizado na madrugada desta sexta-feira (20), após cerca de 18 horas de duração. Inicialmente programada para o domingo (15), a operação havia sido adiada e gerava grande expectativa.
A confirmação de que tudo correu bem foi dada pela amiga Malu Barbosa, através de seu perfil no Instagram, às 5h45. “A cirurgia da Preta acabou, e ela está bem e dormindo… ela é muito guerreira e venceu mais esta”, escreveu Malu, prometendo compartilhar mais detalhes sobre o estado de saúde da cantora posteriormente.
Antes da cirurgia, Preta revelou a possibilidade de iniciar um tratamento internacional por recomendação médica. “Sei que muitos de vocês estão se perguntando por que estou em Nova York. Eu vim ter uma consulta com uma médica oncologista especialista no tipo de tumores que eu tenho. Foi a pedido dos meus médicos no Brasil, para que a gente ouvisse uma segunda opinião”, explicou.
Diagnosticada com câncer em janeiro de 2023, Preta Gil compartilhou detalhes de sua luta contra a doença em sua autobiografia Preta Gil: os primeiros 50. No livro, a artista relata como descobriu o tumor maligno no reto e os desafios enfrentados no início do tratamento. “Comecei a quimioterapia em janeiro. No quinto ciclo, em abril, tive uma sepse, fui parar na UTI e quase morri”, revelou. A sepse é uma condição grave que, se não tratada rapidamente, pode levar à falência de órgãos e até à morte.
A força e resiliência de Preta continuam sendo um exemplo para seus fãs, que seguem acompanhando sua jornada com mensagens de apoio e solidariedade.