Clube espanhol colabora com apuração de incidentes na Champions
O Real Madrid informou nesta quinta-feira (19/2) ter encaminhado à UEFA todos os elementos disponíveis relacionados aos incidentes de racismo registrados na última terça-feira (17/2). As ocorrências se deram durante um confronto válido pela UEFA Champions League, disputado contra o Benfica, no Estádio da Luz, em Lisboa. O clube espanhol confirmou sua colaboração com a apuração instaurada pela entidade europeia para investigar os atos.
O caso veio a público após uma denúncia feita pelo atacante brasileiro Vinicius Júnior ainda durante a partida. O jogador comunicou ao árbitro François Letexier que teria sido alvo de ofensas racistas, atribuídas a Prestianni, atleta da equipe portuguesa, no momento em que celebrava o gol que abriu o placar no segundo tempo do confronto.
Após a sinalização de Vinicius Júnior, o árbitro François Letexier acionou o protocolo antirracismo previsto pela UEFA, resultando na interrupção da partida por aproximadamente dez minutos. Durante a paralisação, o atleta brasileiro recebeu apoio de companheiros de equipe como Kylian Mbappé e Aurélien Tchouaméni. O técnico do Benfica, José Mourinho, também foi visto conversando com o jogador.
Contudo, após a retomada do jogo, Vinicius Júnior passou a ser vaiado a cada toque na bola, e objetos foram arremessados em sua direção. Em nota oficial, o Real Madrid detalhou as providências adotadas, afirmando: “O Real Madrid CF anuncia que hoje forneceu à UEFA todas as provas disponíveis relativas aos incidentes ocorridos na última terça-feira, 17 de fevereiro, durante o jogo da Liga dos Campeões que a nossa equipe disputou em Lisboa contra o Benfica”. O clube espanhol também reiterou que “Nosso clube cooperou ativamente com a investigação aberta pela UEFA após os episódios inaceitáveis de racismo ocorridos durante aquela partida”.
A nota do Real Madrid concluiu expressando: “O Real Madrid agradece o apoio unânime, o carinho e o afeto que o nosso jogador Vinicius Júnior tem recebido de todos os setores do futebol mundial. O Real Madrid continuará trabalhando, em colaboração com todas as instituições, para erradicar o racismo, a violência e o ódio no esporte e na sociedade”. A UEFA, por sua vez, já abriu uma investigação formal para apurar os fatos ocorridos durante o confronto.








