Procurar
Close this search box.
Produção de soja tem crescimento (Foto: Pixabay)
Produção de soja tem crescimento (Foto: Pixabay)

Entenda!

Colheita de soja bate recorde no Brasil e avança para 38% da área

Levantamento da Pátria Agronegócios traz dados

Segundo os dados levantados pela Pátria AgroNegócios, até esta semana, a colheita de soja na safra 2023/24 no Brasil alcançou 38% da área total cultivada. Esse índice supera não apenas a média histórica, mas também o desempenho registrado no mesmo período do ano passado.

No ano de 2023, os produtores haviam colhido 34,51% da área, ficando abaixo da média de cinco anos para o período, que é de 35,95%. Isso ocorreu devido a parte das lavouras terem antecipado o ciclo em resposta à seca. No entanto, em 2022, a colheita estava em um estágio mais avançado, atingindo 44,46% da área, de acordo com informações da consultoria.

O diretor da Pátria, Matheus Pereira, explica: “O avanço semanal dos trabalhos de campo cobriu apenas 7,3% da área nacional, sendo o pior avanço para o período desde 2009. Os relatos de produtividade estão ainda variados. No Paraná, resultados decepcionam”.

O índice dessa semana, ainda segundo Mateus, é justificado pelas chuvas em algumas áreas e lavouras que, por conta do plantio tardio, não estão prontas para a colheita. “Em Goiás e Minas Gerais, um cenário mais regular vem sendo observado. No Mato Grosso, a variabilidade ainda é notada, talhões ruins ao lado de resultados regulares”, completou.

Fonte: Notícias Agrícolas

Mais lidas

plugins premium WordPress