Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, em janeiro de 2023, o setor agropecuário brasileiro alcançou um feito histórico, ao abrir 100 novos mercados para seus produtos. Isso representa uma expansão significativa, permitindo que o Brasil exporte produtos agrícolas e pecuários para 49 países.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou na última terça-feira (19) a abertura de dois novos mercados no Egito, que agora permitem a exportação de carnes, produtos cárneos e miúdos de caprinos e ovinos.
Para o ministro Carlos Fávaro, essas aberturas são resultado da crescente importância e influência do Brasil no cenário mundial, demonstrando o reconhecimento internacional do sistema de controle sanitário do país. Esse desenvolvimento é visto de maneira positiva na economia brasileira, fortalecendo ainda mais a posição do país no mercado global.
“Retomamos as parcerias comerciais no exterior e aumentamos as perspectivas para o agro brasileiro. É a chance do produtor acessar oportunidades até então inéditas. Isso gera demanda, o produtor precisa aumentar seu negócio e o resultado é mais emprego e renda em todo o país”, declarou. “O cenário é de novas oportunidades e vamos trabalhar para crescer ainda mais”.
Em um período de 15 meses, o número de novos mercados alcançados dobrou em comparação ao mesmo período da gestão anterior. Na administração anterior, foram abertos 50 mercados em 24 países durante o mesmo intervalo de tempo.
Dos 100 novos mercados, a distribuição é a seguinte:
- 36 na Ásia: Arábia Saudita, Armênia, Butão, China, Filipinas, Índia, Indonésia, Israel, Japão, Malásia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã
- 35 nas Américas: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai
- 17 na África: África do Sul, Angola, Argélia, Botsuana, Egito, Marrocos, Quênia e Zâmbia
- 7 na Oceania: Austrália, Nova Caledônia, Nova Zelândia, Polinésia Francesa e Vanuatu
- 5 na Europa: Belarus, Reino Unido, Rússia e Turquia
Destaques em exportações com uma pauta diversificada:
- Algodão brasileiro com o Egito
- Carnes bovinas e suínas com o México e Singapura
- Suco de açaí com a Índia
- Frango com Israel e Argélia
- Mamão com o Chile
- Arroz com o Quênia
- Pescados com Austrália, Egito e África do Sul
- Ovos com a Rússia
- Café verde com a Zâmbia
Fonte: OCafezinho