Com a proximidade da IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra, marcada para os dias 22, 23 e 24 de novembro, no Pavilhão 3 do Distrito Anhembi, em São Paulo, a cidade se prepara para receber uma programação que promete aquecer o público com diversas ativações sobre a cultura negra. Veja abaixo os detalhes.
No dia 19 novembro, as estações mais movimentadas do Metrô serão palco de apresentações de dança, música e sessões de cinema, com produção da QTal Cinema e curadoria da Spcine. Já nos dias 20 e 21 as ruas da capital estarão estampadas com arte através de projeções digitais do coletivo Quebrada Viva.
As ações são totalmente gratuitas e promovidas pela Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, e prometem dias de muita reflexão, arte e cultura, além de celebrar a contribuição da população negra para a construção da sociedade brasileira.
Confira detalhes da programação pré IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra:
Cinema
No dia 19 de novembro, uma ação inédita invade a Estação Itaquera: sessões de cinema com curtas-metragens sobre cultura afro e combate ao racismo. Com direito a pipoca e refrigerante, o público poderá refletir e celebrar a luta por um mundo mais justo, além de conferir filmes sobre a temática da resistência negra.
Horário: das 16h às 20h.
Música e dança no metrô
Na mesma data, os passageiros que percorrerem por cinco das estações mais movimentadas do Metrô, como a da República, Luz, Ana Rosa, Tatuapé e Itaquera, terão a oportunidade de conferir uma série de apresentações artísticas a partir das 18 horas.
• Estação República: Baile do Sagatiba convida os Diplomatas Personal Dancers
• Estação Luz: Os Príncipes do Modão
• Estação Ana Rosa: Samba Jazz
• Estação Tatuapé: Zeca do Cavaco & Amigos
• Estação Itaquera: também contará com uma atração de dança.
Projeções Mapeadas: Uma Onda de Luz e Conscientização
O coletivo Quebrada Viva levará projeções digitais para as ruas de São Paulo nos dias 20 e 21 de novembro. As imagens serão adaptadas para exibição em prédios da cidade, com o conceito da identidade visual do evento e destaque para a arte e a resistência negra.
No dia 20, as exibições estarão concentradas no centro da cidade e no dia 21, os bairros localizados nas periferias das quatro regiões da capital, serão coloridos com figuras de laser com a temática do evento.
Sobre a IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Realizado desde 2021 pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, o evento integra a política pública: São Paulo, Farol de combate ao Racismo Estrutural. A edição de 2024 terá como tema “Os Griôs”, conhecidos como contadores de histórias sábios e respeitados, segundo a tradição africana.
O evento será realizado no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, com a expectativa de superar o recorde de público da sua edição anterior, que concentrou mais de 30 mil visitantes em uma programação repleta de gastronomia, shows, palestras, atividades culturais e conexão com as raízes africanas.