Em maio de 2024, foi lançado o edital Mostra Maré de Música, com o objetivo de impulsionar a produção musical da Maré, vibrante território da Zona Norte do Rio de Janeiro. O resultado dessa iniciativa será exibido a partir do dia 15 de agosto, às 21h, com a estreia de uma temporada especial do programa Caça Joia, dedicada ao projeto. Serão dois episódios consecutivos por sexta-feira, totalizando quatro semanas de exibição inédita. Entre os oito artistas selecionados estão Flow Doggy Dog, Eliza Tavares, Jonas Camaleão, Mila Moura, Nova Raiz do Samba, P0cket, Banda Valette e Vitorian Sebastian. Sob o comando do cantor e apresentador Chinaina, o programa trará entrevistas exclusivas e a exibição dos clipes produzidos durante o edital, celebrando a diversidade sonora da comunidade – do funk ao pagode, passando pelo rap, metal e outros ritmos. A iniciativa destaca a potência cultural da Maré e reforça sua identidade marcada pela riqueza artística.
“É gratificante ver que projetos como esse conseguem dar um holofote em diferentes talentos que temos em regiões da cidade que são sempre apagadas da sociedade ou só se destacam quando o assunto é violência. Esse edital, junto com a realização da temporada especial do Caça Joia, é um sopro de resistência e um oásis de cultura, talento e diversidade musical”, reforça André Libonati, líder de projetos do Canal Futura.
Os programas serão reprisados aos domingos, às 9h, às terças, às 12h, e às quintas, às 18h. Numa coprodução do Canal Futura e da Pedra Onze, com direção de Pamella Gachido, esta temporada especial do Caça Joia se estende ao longo do mês de agosto. As outras três temporadas do programa podem ser assistidas gratuitamente via streaming.
Confira abaixo as datas de estreia de cada artista e os clipes que serão exibidos no Caça Joia Maré de Música:
15/8 – Vitorian (Insaciable) / P0cket (Tá Pocado)
22/8 – Flow Doggy Dog (Dia de Cria) e Banda Valette (Capitão Bossa Nova)
29/8 – Mila Moura (Marejei) e Nova Raiz do Samba (Sambaço)
05/09 – Eliza Tavares (Pirraça) e Jonas Camaleão (Água)
O edital Mostra Maré de Música, uma realização da Redes da Maré em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Canal Futura, a Altafonte Brasil, o Oi Futuro e o Multishow, foi lançado em maio de 2024. Cerca de 100 artistas se candidataram para ficar entre os oito selecionados, que receberam uma bolsa de incentivo para a formação, viabilização e execução de seus projetos.
Os artistas escolhidos foram premiados com a gravação do single e de um clipe profissional feito pela Dunas Filmes, contratados pela Redes da Maré. Eles também participaram de várias oficinas e todos gravaram seus singles no lendário estúdio Toca do Bandido, que pertencia ao Tom Capone. Além da participação nesta temporada do Caça Joia, comandada pelo músico e apresentador Chinaina.
“É nas periferias do Brasil que encontramos o que há de mais interessante nesse momento na música brasileira, e nas comunidades da Maré esse talento transborda, a diversidade cultural lá é impressionante! Historicamente, a música periférica é marginalizada nesse país, mas é justamente ela quem fura todas as bolhas sociais e nos dá identidade cultural. Foi assim com o samba, é assim com o funk. Fazer essa edição do Caça Joia Especial Maré de Música é muito especial, pois nos dá a chance de conhecer essas novas pérolas da nossa música. O ouro da cultura brasileira está nas periferias e todo mundo vai poder conferir o brilho desses artistas no programa”, afirma Chinaina.