Cacto Nopal é alternativa sustentável (Foto: Pixabay)
Cacto Nopal é alternativa sustentável (Foto: Pixabay)

Conheça!

Sustentabilidade e moda: Conheça a nova alternativa ao couro animal

Cacto nopal é matéria-prima sustentável e com durabilidade

O couro é um item indispensável para muitos no meio da moda, mas já existem formas sustentáveis de reproduzir essa matéria sem utilizar a exploração animal. Em uma fazenda loca, no estado de Zacatecas, no México, o cacto Nopal é cultivado como a matéria-prima para o Desserto – um material orgânico e ecológico.

Vale ressaltar que além da exploração animal, a indústria do couro também está altamente relacionada aos impactos ambientes como o desmatamento e a emissão de altos níveis de gases de efeito estufa durante sua produção.

Apesar de existirem materiais a base de petróleo, que são considerados alternativas, estes ainda são poluentes. Desse modo, é importante que a indústria têxtil se comprometa com formais ambientalmente mais responsáveis para a produção de itens como calçados, bolsas, roupas e outros, oferecendo maior durabilidade.

Ainda que o couro animal seja conhecido por sua resistência e impermeabilidade, a Desserto também chega para a competição. O cacto desempenha uma ligação molecular forte e, por isso, traz resistência à abrasão, fricção, rasgo e tração – se apresentando como um ótimo rival.

A matéria-prima foi lançada pelos mexicanos Adrián López Velarde e Marte Cázarez, em 2019, e já foi utilizada por grandes marcas como Givenchy (em embalagem de batom), Karl Lagerfiel (bolsas), Off-White (roupas), Mercedez Benz (interior do Vision EQXX) e TAG Heuer (pulseiras de relógios).

*Informações retiradas da Vogue.

plugins premium WordPress