A tradição dos blocos de Carnaval que percorrem as ruas das cidades frequentemente resulta em uma grande quantidade de lixo, incluindo copos, latas, garrafas plásticas e outros resíduos espalhados pelo chão. No entanto, uma iniciativa inovadora em São Paulo está prometendo transformar essa realidade por meio de um evento mais limpo e sustentável.
O movimento Pimp My Carroça e o aplicativo Cataki uniram-se para incentivar blocos de rua a gerir resíduos recicláveis com catadores autônomos. Através do Blocos de Rua.com, conectarão catadores e organizadores de eventos de Carnaval em São Paulo. Os blocos interessados podem preencher um formulário no site para colaborar com os profissionais.
A coordenadora de Comunicação do Pimp My Carroça e do Cataki, Milena Tobias, declara (via Casa e Jardim): “Esta é uma oportunidade para aproximar mais blocos de rua de catadores de material reciclável para valorizar o trabalho vital desses profissionais durante um dos maiores eventos culturais do Brasil. Além de manter nossas ruas limpas, estamos proporcionando emprego e reconhecimento para esses profissionais essenciais a fim de preservarmos nossa cidade e o planeta”.
A iniciativa incluirá o Guia de Bolso para um Carnaval com Catadoras e Catadores, um recurso que ensina maneiras simples e adaptáveis de gerenciar recicláveis com esses profissionais durante o Carnaval. O objetivo é expandir esse modelo para eventos maiores no futuro, usando a tecnologia para conectar profissionais de diversas áreas, como cultura, arte e inovação, para promover ações sustentáveis e gerar renda para os catadores.
“A cada dia entendemos mais que nossa missão de organizar a agenda de Carnaval de milhões de foliões deve ser ampliada. Estamos muito felizes em fazer essa parceria para reduzir os impactos do descarte inadequado de resíduos e gerar renda para catadores, profissionais tão importantes para o dia a dia da cidade”, diz o fundador do Blocos de Rua.com, Fábio Frazão.