Nabo (Foto: Instagram)

Nabo (Foto: Instagram)

Saúde

Confira!

Veja 7 benefícios do nabo à saúde

Hortaliça pouco consumida ajuda no fígado, ossos, intestino e controle do peso

O nabo, mesmo não sendo uma hortaliça muito popular, merece espaço nas refeiçõespor ser rico em vitaminas, minerais, fibras e água. O alimento contribui para o funcionamento saudável do organismo. Historicamente, já foi utilizado na medicina chinesa antes da popularização da batata e possui fitonutrientes que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.

No Brasil, os tipos mais comuns são o de polpa branca e alongada e o arredondado, com topo arroxeado. Cru, apresenta sabor picante e amargo, que se suaviza ao cozinhar. É leve, de fácil digestão e pouco calórico, com apenas 18 calorias a cada 100 g.

+ LEIA TAMBÉM: Gelatina: 11 benefícios da melhor fonte de colágeno

Fonte de antioxidantes

O alimento contém antioxidantes que retardam o envelhecimento, melhoram a pele e fortalecem o sistema imunológico. Nabo possui glucosinolato e flavonoides, que auxiliam na proteção contra alguns tipos de câncer, especialmente de cólon e mama.

Ação anti-inflamatória

A presença de vitamina K ajuda a regular a resposta inflamatória do corpo, prevenindo doenças como artrite. Substâncias naturais presentes no alimento bloqueiam radicais livres envolvidos no processo inflamatório.

Proteção do fígado

Flavonoides, antocianinas e compostos de enxofre presentes no nabo contribuem para a digestão e exercem efeito hepatoprotetor, ajudando na saúde do fígado.

Saúde óssea

Cálcio, potássio e vitamina K ajudam a fortalecer os ossos e prevenir condições como a osteoporose, que aumenta o risco de fraturas.

Redução da pressão arterial

O potássio promove vasodilatação e ajuda na eliminação de sódio pelo organismo, beneficiando a saúde cardiovascular e prevenindo problemas relacionados à hipertensão.

+ LEIA TAMBÉM: Nutricionistas recomendam chá que favorece o relaxamento antes de dormir

Melhora do funcionamento intestinal

Rico em fibras, regula o intestino, evitando constipação e acelerando o trânsito intestinal, o que facilita a evacuação.

Controle de peso

Poucas calorias e fibras promovem saciedade, ajudando a reduzir a ingestão de alimentos e contribuindo para o emagrecimento saudável. É importante combinar o consumo com acompanhamento profissional e atividade física regular.

Fibras ajudam a manter níveis de glicose estáveis, contribuindo para o controle da glicemia. Estudos em animais indicam aumento da produção de insulina. Compostos naturais, como isotiocianatos, podem inibir o crescimento bacteriano, segundo pesquisas laboratoriais e em animais.

Escolher nabos firmes, pesados e com raízes menores garante maior maciez. Folhas frescas também podem ser aproveitadas. Higienize bem as folhas e armazene em geladeira em saco plástico; a polpa pode ser refrigerada por até duas semanas.

O consumo é seguro para a maioria das pessoas, mas altas quantidades de fibras podem causar gases ou inchaço em indivíduos sensíveis. Isotiocianatos em excesso podem interferir na produção de alguns hormônios, como os da tireoide, exigindo atenção e orientação profissional.

O nabo pode ser consumido cru em saladas, cozido em sopas e purês. Para reduzir o amargor do alimento, é possível deixar a hortaliça fatiada de molho em água com limão ou vinagre.

plugins premium WordPress