O sedentarismo é considerado um dos principais problemas de saúde pública do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em uma rotina cada vez mais marcada por longas horas sentados e pouco movimento, o corpo e a mente acabam sofrendo consequências graves — muitas vezes ignoradas. Veja dicas abaixo!
Com telas demais, cadeiras demais e movimento de menos, o corpo humano tem reagido com cansaço excessivo, baixa imunidade, mau humor e falta de disposição — sintomas comuns que muitas vezes são tratados como normais, mas têm raízes na falta de atividade física.
Quanto menos você se mexe, mais cansado você fica
Profissionais consultados pelo Feed TV ressaltam que o movimento é o combustível do corpo. Ele ativa a circulação, melhora a respiração, regula os hormônios e mantém o metabolismo em funcionamento. Sem esse estímulo, tudo desacelera — inclusive a mente.
Quem passa o dia sentado tende a experimentar mais ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração, já que o corpo não consegue liberar neurotransmissores de forma eficaz. Mesmo uma simples caminhada de 15 minutos pode melhorar a clareza mental e o humor.
Não é preciso começar com grandes transformações. Levantadas a cada hora, escadas no lugar do elevador, alongamentos pela manhã — tudo isso já ajuda. O importante é criar uma rotina leve, prática e constante de movimento.
“Treinar é ótimo, mas se movimentar ao longo do dia é ainda mais importante. Academia não pode ser a única hora do seu corpo sair do modo ‘pausa’”, destaca o profissional de educação física Chico Salgado. O sedentarismo é silencioso e perigoso, mas reversível. Com pequenas atitudes diárias, é possível sair desse ciclo.