Especialistas em nutrição reforçaram que a manga não só é saborosa, mas também um alimento poderoso para o corpo. A fruta é rica em vitaminas A e C, além de conter minerais como potássio e magnésio, que ajudam a reduzir inflamações, reforçar a imunidade e diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, possui polifenóis como mangiferina, canferol e ácido benzoico, que têm papel importante na saúde.
Por outro lado, o consumo frequente da manga pode ser um obstáculo para quem deseja emagrecer. Isso porque, quanto mais madura, maior o teor de frutose, um tipo de açúcar natural que eleva o valor calórico da fruta. Por isso, apesar de nutritiva, o ideal é consumir com moderação, principalmente em dietas de perda de peso.
Muito além da polpa, a manga também oferece benefícios em outras partes do fruto. A casca, por exemplo, pode ser aproveitada em sucos, geleias, vitaminas, saladas e molhos. Já as folhas dão origem a um chá com propriedades medicinais que também contribuem para o bem-estar.
Entre os principais benefícios da manga, está a melhora do funcionamento do sistema digestivo. Por ser rica em fibras solúveis, a fruta facilita o trânsito intestinal ao formar um gel que regula o intestino. “A mangiferina presente na manga age como um laxante natural aumentando o movimento do intestino e facilitando a eliminação das fezes”, informou o estudo.
Outro ponto importante é a proteção do fígado e a melhora na ação dos sais biliares, fundamentais para a digestão das gorduras. Além disso, a manga contém amilases, enzimas que ajudam o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos ingeridos.
O consumo regular da fruta também contribui no combate à gastrite. “A manga possui na sua composição a mangiferina e a benzofenona que tem efeito protetor para o estômago por ter ação antioxidante, reduzindo os danos nas células do estômago”, destacou a pesquisa. A fruta ainda diminui a produção de ácido estomacal, sendo uma aliada em casos de gastrite ou úlceras.
Para quem tem diabetes, a manga pode auxiliar no controle da glicemia, desde que consumida com moderação e em sua forma menos madura. Polifenóis como ácido gálico, ácido clorogênico e ácido ferúlico ajudam a estimular a produção de insulina e reduzem os níveis de açúcar no sangue. “A melhor forma de aproveitar as propriedades da manga para ajudar a controlar a glicemia é consumir esta fruta mais verde”, reforçou o levantamento.
O poder anti-inflamatório da manga também chama atenção. A mangiferina, o ácido gálico e a benzofenona são substâncias que ajudam no tratamento de doenças intestinais inflamatórias como colite ulcerativa ou doença de Crohn. Esses compostos reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que alimentam os processos inflamatórios no organismo.
As propriedades antioxidantes da manga vêm da vitamina C e dos polifenóis como quercetina, canferol e ácido cafeico. Juntos, eles combatem os radicais livres que provocam o envelhecimento celular e estão associados a doenças como aterosclerose, infarto, derrame cerebral, diabetes e câncer.
Inclusive, alguns estudos apontam que os polifenóis da manga, principalmente a mangiferina, possuem ação antiproliferativa, podendo inibir o crescimento de células cancerígenas em casos de leucemia, câncer de mama, próstata e intestino. “Entretanto, ainda são necessários estudos em seres humanos que comprovem esse benefício”, informou o estudo.
Em relação à saúde do coração, as fibras da manga contribuem para reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos, prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias. A vitamina C e a mangiferina atuam ainda como anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando a manter os vasos sanguíneos saudáveis.
O sistema imunológico também sai ganhando. A manga oferece vitaminas A, B, C, E, K e folato, que estimulam a produção de glóbulos brancos, fundamentais na defesa contra infecções. “Além disso, a mangiferina estimula as células de defesa do organismo a combater infecções”, revelou a pesquisa.
Outro benefício interessante está no combate à herpes labial. “Alguns estudos mostram que a mangiferina presente na manga possui ação contra o vírus da herpes labial por inibir o vírus e impedir que se multiplique”, indicou o estudo, que também sugere que a substância pode atuar contra o vírus do herpes genital, embora mais pesquisas em humanos ainda sejam necessárias.
Para a saúde dos olhos, a manga contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem contra os danos causados pelos raios solares. Já a vitamina A previne problemas como olhos secos e cegueira noturna.
Por fim, a pele também se beneficia com o consumo da fruta. A vitamina C estimula a produção de colágeno, importante para reduzir flacidez e rugas, enquanto a vitamina A combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.