Considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) o alimento do século 21, a mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, ganhou destaque pelas suas propriedades e pela versatilidade na cozinha.
Apesar da confusão sobre o nome, a explicação está na diversidade regional do Brasil. Enquanto a maior parte do Sudeste prefere o termo mandioca, no Norte e Nordeste é comum ouvir macaxeira. Já no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o aipim é quem domina as receitas. Mas independentemente da nomenclatura, o valor nutricional e o potencial culinário da raiz são inegáveis.
Os múltiplos benefícios da mandioca
1 – Energia prolongada para o corpo
Com alta concentração de amido, a mandioca se transforma em uma fonte poderosa de carboidrato, ideal para quem pratica exercícios físicos. “Ela fornece energia lenta e contínua. A pessoa que faz exercícios consegue por conta da energia que é liberada devagar. No caso, terá energia para realizar todo o treino”, afirmou Erika Bleyer, nutricionista.
2 – Auxílio no controle da diabete
As fibras solúveis presentes na raiz ajudam a reduzir a carga glicêmica das refeições. Isso faz com que a absorção da glicose no organismo aconteça de maneira mais lenta, o que contribui para o controle da diabete.
3 – Funciona como regulador intestinal
Quem sofre com constipação pode se beneficiar da mandioca. Por conter fibras que aumentam o volume e o teor de água das fezes, o alimento favorece o funcionamento intestinal e alimenta as bactérias boas da flora.
4 – Protege a saúde ocular
Rica em vitamina A, a raiz colabora para manter a visão em dia. Além disso, contém tiamina (vitamina B1), que pode ajudar a retardar o desenvolvimento de doenças como catarata e glaucoma.
5 – Fortalece ossos e dentes
“A mandioca possui aqueles sais minerais responsáveis pela manutenção de ossos e dentes, que são o fósforo e o cálcio”, explicou Erika Bleyer. A raiz ainda conta com ferro, essencial no combate à anemia, por sua contribuição na formação da hemoglobina.
6 – Reforço para a imunidade
A presença de vitamina C também é um diferencial. A cada 100 gramas da versão cozida, há cerca de 11,1 mg da substância, que fortalece o sistema imunológico e ainda colabora na formação do colágeno e na cicatrização de feridas.
7 – Ação preventiva contra doenças
Um dos compostos presentes na mandioca é a saponina esteroidal, um fitoquímico com potente ação antioxidante. “Ela ajuda a combater o envelhecimento precoce, combate os radicais livres do corpo humano e auxilia na prevenção do câncer. Posso ainda completar que a saponina potencializa o sistema imunológico no combate às inflamações e infecções”, disse Bleyer.
8 – Ajuda no combate à artrite
Estudos publicados na revista Nutrients destacaram o papel anti-inflamatório da saponina, mostrando sua eficácia no combate à artrite, além de outras condições inflamatórias.
9 – Redução do colesterol ruim
A mandioca também atua na regulação do colesterol LDL, considerado prejudicial à saúde. As fibras solúveis presentes na raiz formam um gel no estômago que reduz a absorção de gorduras e sais biliares, contribuindo para o equilíbrio das taxas no sangue.