Jejum intermitente (Foto: Reprodução)

Jejum intermitente (Foto: Reprodução)

Saúde

Jejum intermitente ajuda a emagrecer e controla glicose, indica estudo

Restrição alimentar por horário, especialmente nas primeiras horas do dia, mostrou resultados superiores em perda de peso e saúde metabólica

Controlar o horário das refeições pode ser tão importante quanto o que se come. Um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine apontou que o jejum intermitente, em especial a alimentação com tempo restrito (TRE), pode trazer benefícios significativos para pessoas com obesidade, como perda de peso e melhor regulação da glicose no sangue.

A pesquisa acompanhou 197 adultos entre 30 e 60 anos com sobrepeso ou obesidade, todos seguindo a dieta mediterrânea. Os voluntários foram divididos em quatro grupos: três com janelas de alimentação limitadas a oito horas por dia (manhã, noite ou livre escolha) e um grupo controle sem restrição de horário. Os resultados mostraram que quem praticou o TRE perdeu de 2,4 a 3,1 kg a mais que o grupo sem restrições.

O grupo que se alimentou apenas nas primeiras oito horas do dia teve os maiores benefícios. Além da perda de gordura subcutânea — aquela visível sob a pele —, apresentou um controle glicêmico noturno mais eficiente, segundo dados dos monitores de glicose usados no estudo.

“Interromper a alimentação mais cedo pode melhorar o processamento de alimentos e nutrientes pelo corpo”, destacam os pesquisadores. Apesar dos resultados promissores, eles reforçam a importância de novas pesquisas para compreender melhor os efeitos a longo prazo do jejum intermitente.

plugins premium WordPress