Alimentos (Foto: Reprodução)

Alimentos (Foto: Reprodução)

Saúde

Intestino preso? Veja os alimentos que ajudam a soltar e o alerta dos especialistas

Constipação afeta o bem-estar físico e emocional, mas pode ser aliviada com hábitos simples — e água é tão importante quanto fibra, alerta nutricionista.

Dificuldade para ir ao banheiro, fezes ressecadas, inchaço e aquela incômoda sensação de evacuação incompleta… Se você se identificou, pode estar enfrentando a constipação intestinal, mais conhecida como intestino preso.

O problema, que compromete não só a saúde física, mas também o bem-estar emocional, é mais comum do que se imagina. Segundo especialistas, ele se caracteriza por evacuar menos de três vezes por semana ou precisar de muito esforço para conseguir.

“Se você aumenta a ingestão de fibras, também precisa aumentar o consumo de água. Recomenda-se beber pelo menos 2 litros por dia”, alerta a nutricionista Fabiana Cremer García, do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife. Sem água, o efeito pode ser o contrário: as fibras endurecem o bolo fecal e dificultam ainda mais a evacuação.

A constipação pode estar ligada a maus hábitos como sedentarismo, baixa ingestão de líquidos e fibras, mas também pode ser consequência de uso de medicamentos, ansiedade, depressão ou até doenças como diabetes e hipotireoidismo.

Por isso, além de beber bastante água, incluir alguns alimentos no dia a dia pode fazer toda a diferença. Confira os principais aliados do intestino:

🥭 Mamão

Queridinho quando o assunto é soltar o intestino, o mamão tem fibras e muita água. “As fibras ajudam a aumentar o volume e a umidade das fezes, facilitando sua passagem”, explica o estudo da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

🍑 Ameixa seca

Funciona quase como um laxante natural. Rica em fibras e em sorbitol — um açúcar que puxa água para o intestino —, ela hidrata e facilita a evacuação. A dica é consumir de 2 a 4 unidades por dia, de preferência deixadas de molho para potencializar o efeito.

🌾 Aveia

Fonte poderosa de fibras solúveis e insolúveis, ajuda tanto na formação do bolo fecal quanto na saúde da flora intestinal. Dá pra consumir no mingau, frutas, iogurtes ou até em vitaminas.

🌰 Linhaça

Quando triturada ou hidratada, essa semente vira uma verdadeira aliada da digestão. Além de fibras, oferece ômega 3, que tem efeito anti-inflamatório no trato digestivo.

Chia

Sabe aquele gel que ela forma quando fica de molho? Isso acontece justamente porque é rica em fibras solúveis, que ajudam a hidratar e dar volume às fezes, facilitando sua eliminação.

🥑 Abacate

Além das fibras, é fonte de gordura boa, que ajuda a lubrificar o intestino. Versátil, pode ser consumido doce ou salgado, em vitaminas, pastas e até como creme.

💧 Atenção: Sem água, nada disso funciona direito! A hidratação é indispensável para que as fibras façam efeito e o trânsito intestinal flua normalmente.

plugins premium WordPress