Nando Dias (Foto: Dedalos)

Nando Dias (Foto: Dedalos)

Saúde

VACINADO NÃO PAGA!

Estabelecimento oferece entrada gratuita para quem está imunizado contra a Hepatite A

Em São Paulo e Belo Horizonte, Dédalos Bar está unindo diversão e conscientização em uma campanha inédita que incentiva a vacinação

Segundo dados da Secretaria de Saúde, o estado de São Paulo registrou 974 casos de Hepatite A entre janeiro e julho de 2025, quase o dobro dos 498 casos no mesmo período de 2024. Isso fez com que um famoso produtor de eventos de São Paulo e Belo Horizonte criasse um atrativo para aumentar o percentual de vacinação. Nando Dias, fundador do Dédalos Bar, criou uma campanha com entrada gratuita nos meses de agosto e setembro, todas as terças-feiras, das 6h às 18h. Basta apresentar o comprovante de vacinação tem entrada liberada. A ideia da campanha surgiu como uma forma de unir conscientização e incentivo à imunização: “Incentivar a vacinação é crucial para combater o retrocesso social. Nos EUA, empresas estudam medicamentos para doenças preveníveis e erradicadas por vacinas, que agora ressurgem.”

A ação, lançada nas redes sociais do bar, já mostra resultados com um aumento significativo do público às terças-feiras. “Gerou engajamento positivo nas redes e aumentou o público. Houve aumento de 25% na presença de homens às terças em São Paulo e Belo Horizonte desde o início da iniciativa”, comemora o empresário.

Além do impacto imediato, a campanha busca criar uma rede de conscientização entre o público LGBTQIAPN+. “Promover a saúde e divulgar informações para aumentar o número de vacinados e, consequentemente, diminuir os casos. Idealmente, hotéis e estabelecimentos voltados ao público LGBTQIA+ também poderiam oferecer promoções para incentivar”, destaca Nando.

Como participar
Para garantir a entrada gratuita, basta apresentar o comprovante de vacinação contra hepatite A junto com um documento de identificação na recepção do Dédalos Bar. “Devido ao surto, o Ministério da Saúde está promovendo uma campanha de vacinação em São Paulo, onde homens gays podem se vacinar em centros de referência em IST, mesmo a vacina sendo originalmente destinada à infância. E a campanha se tornará permanente, liberada aos usuários de PrEP”, explica. Nando se refere à inclusão oficial de usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) como parte do público-alvo da vacina de hepatite A no Programa Nacional de Imunizações (PNI), não sendo mais apenas uma medida emergencial. A medida do Ministério da Saúde garante que quem está em uso de PrEP pode se imunizar mediante apresentação da receita, com esquema vacinal completo previsto.

“Queremos criar mais iniciativas para incentivar e promover a saúde, tanto interna, do nosso time, quanto externa, para nossa comunidade”, diz o fundador. O estabelecimento já realizou ações em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo e pretende expandir as campanhas informativas, tanto no espaço físico quanto nas redes sociais.

Por fim, ele também compartilha a esperança de que a ação inspire outros empresários. “Torço para que sim, juntos somos mais fortes, a concorrência precisa ser saudável, e devemos dar as mãos, pois todos ganhamos promovendo o bem-estar e a saúde”, conclui.

plugins premium WordPress