Morango (Foto: Freepik)

Saúde

Veja!

Conheça os benefícios de incluir morango na rotina

Pesquisas indicam que consumir morango regularmente, até diariamente, oferece diversos benefícios à saúde

Além de saboroso e versátil, o morango pode trazer benefícios significativos à saúde. Estudos recentes apontam que o consumo regular da fruta contribui para a saúde do coração e melhora o funcionamento do metabolismo.

No 9º Simpósio da Bienal de Benefícios do Morango para a Saúde (BHBS), pesquisadores apresentaram estudos que destacam os efeitos positivos do consumo diário da fruta. Segundo os especialistas, o consumo de cerca de oito morangos por dia já pode contribuir para a saúde do coração e ajudar a diminuir o colesterol.

Segundo Britt Burton-Freeman, professora do Instituto de Tecnologia de Illinois, o estudo ‘Global Burden of Disease’ indica que uma alimentação pobre em frutas está entre os três maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes. Ela ressalta que é necessário não apenas aumentar o consumo total de frutas, mas também diversificar os tipos incluídos na dieta.

Segundo a professora, estudos sobre saúde cardiometabólica indicam que o consumo de apenas uma xícara de morangos por dia já pode trazer efeitos positivos.

Benefícios do morango comprovados pela ciência

Estudos anteriores também mostram que a fruta exerce impacto favorável na saúde cardiometabólica, entre os resultados é possível verificar redução do colesterol total e do LDL (o chamado ‘colesterol ruim’); melhora da elasticidade e do relaxamento dos vasos sanguíneos; diminuição da inflamação, do estresse oxidativo e da resistência à insulina; e auxílio no controle da glicemia.

Um estudo realizado no Instituto de Tecnologia de Illinois avaliou 34 homens e mulheres com hipercolesterolemia moderada e constatou que a função vascular melhorou já uma hora após o consumo de morangos.

Em outra pesquisa, randomizada e controlada, 33 adultos obesos foram acompanhados. O grupo que consumiu duas xícaras e meia de morangos por dia apresentou redução significativa da resistência à insulina e aumento do tamanho das partículas de HDL (o chamado ‘colesterol bom’), em comparação com aqueles que não ingeriram a fruta.

“Nosso estudo reforça que o consumo de morango pode ajudar a reduzir riscos cardiometabólicos”, afirmou Arpita Basu, investigador principal. “Além disso, os dados sugerem que a fruta pode ter um papel dentro da abordagem de “alimento como remédio” na prevenção de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em adultos”, concluiu.

Uma fruta pequena, mas potente

Os pesquisadores destacam ainda que apenas oito morangos por dia já atendem à recomendação diária de vitamina C. A fruta também é rica em nutrientes e compostos bioativos que oferecem proteção adicional ao organismo.

O morango é uma fruta para qualquer ocasião, que pode ser consumida in natura, em sucos, vitaminas ou incorporada a diversas receitas, oferecendo sabor e benefícios no dia a dia.

plugins premium WordPress