Câncer de pulmão (Foto: Freepik)

Câncer de pulmão (Foto: Freepik)

Saúde

Confira!

Câncer de pulmão: estudo indica que doença se relaciona ao consumo de açúcar

Pesquisa aponta ligação entre dieta rica em certos açúcares e crescimento mais agressivo de tumores pulmonares

Um estudo recente publicado na revista Nature Metabolism identificou uma associação direta entre alimentação e câncer de pulmão. De acordo com pesquisadores dos Estados Unidos, células tumorais no pulmão utilizam açúcar como fonte de energia, o que pode favorecer o crescimento e a agressividade da doença. A análise indica que níveis elevados de glicogênio, substância responsável por armazenar glicose no organismo, estão ligados a tumores maiores e mais avançados.

Os testes foram realizados em ratos de laboratório. Durante o experimento, os animais que receberam uma dieta com alto teor de gordura e frutose, açúcar presente naturalmente nas frutas e também amplamente usado em produtos industrializados, apresentaram crescimento acelerado de tumores pulmonares.

“A dieta ocidental típica aumenta os níveis de glicogênio, e o glicogênio alimenta os tumores de câncer de pulmão, fornecendo os componentes básicos para o seu crescimento”, relataram os pesquisadores no artigo.

+ LEIA TAMBÉM: Suco de beterraba com laranja impressiona pelo valor nutritivo e preparo simples

Os cientistas observaram ainda que o glicogênio funciona como um “preditor excepcionalmente bom” da progressão tumoral e da mortalidade em pessoas com câncer de pulmão, segundo afirmou Ramon Sun, professor associado e diretor de um centro de pesquisa em biomoléculas espaciais da Universidade da Flórida.

Apesar dos achados, os especialistas ressaltam que o papel da alimentação no câncer de pulmão ainda é menos explorado quando comparado a outros tipos da doença.

“Tradicionalmente, o câncer de pulmão não tem sido considerado uma doença relacionada à dieta. Doenças como o câncer de pâncreas ou o câncer de fígado, sim. No entanto, quando se trata de câncer de pulmão, a ideia de que a dieta possa desempenhar um papel raramente é discutida”, afirmou o pesquisador.

Os autores destacam que esta é uma das primeiras pesquisas a estabelecer uma relação direta entre o que se consome e o desenvolvimento do câncer pulmonar. Para eles, estratégias de prevenção precisam ir além do combate ao tabagismo.

+ LEIA TAMBÉM: Smoothie de amora com banana fit: combinação nutritiva para rotina saudável

“A longo prazo, nossa abordagem para a prevenção do câncer deve refletir o sucesso da campanha antitabagista, dando maior ênfase à conscientização pública e a estratégias baseadas em políticas públicas que promovam escolhas alimentares mais saudáveis como componente fundamental da prevenção de doenças”, disse Sun.

De modo geral, os pesquisadores reforçam que continua sendo excepcional adotar uma alimentação equilibrada, priorizar alimentos ricos em nutrientes, manter atividade física regular e reduzir o consumo de álcool para a saúde ao longo da vida.

“Promover melhores hábitos alimentares pode ser uma ferramenta poderosa na prevenção do câncer de pulmão”, apontaram os pesquisadores.

plugins premium WordPress