Azeitona (Foto: Reprodução)

Azeitona (Foto: Reprodução)

Saúde

Azeitona faz bem? Saiba os benefícios e cuidados com o consumo

Rica em gordura boa, antioxidantes e fibras, a azeitona pode entrar na dieta — mas com moderação, principalmente nas versões em conserva

Amada por uns, rejeitada por outros, a azeitona é presença polêmica em saladas e pratos diversos. O que nem todo mundo sabe é que, segundo a nutricionista Vanessa Furstenberger, esse pequeno fruto — verde ou preto, dependendo do grau de maturação — pode ser um aliado da saúde cardiovascular e intestinal.

“As azeitonas são ricas em gorduras monoinsaturadas, especialmente o ácido oleico, que ajuda a proteger o coração e reduzir o colesterol ruim (LDL)”, afirma a especialista.

Além disso, segundo ela, o alimento contém antioxidantes como polifenóis e vitamina E, com ação anti-inflamatória e efeito protetor contra os radicais livres. Em pequenas porções, as azeitonas ainda oferecem fibras, ferro e cobre, contribuindo para o metabolismo e o bom funcionamento do intestino.

Quantas azeitonas comer por dia?

“Cinco unidades médias têm cerca de 40 Kcal, são ricas em gordura boa e fibras, e não engordam se consumidas com moderação”, garante Vanessa.

O problema, segundo a nutricionista, está no excesso de sódio, principalmente nas versões em conserva. Isso pode impactar na saúde de quem tem hipertensão ou retenção de líquidos.

“Com moderação, podem ser parte de uma alimentação saudável e até ajudar no controle da saciedade”, diz ela.
“Mas é importante enxaguar as azeitonas antes de consumir, optar por versões com menos sal e limitar a quantidade diária entre 4 a 6 unidades.”

A recomendação final da especialista é clara:

“Para hipertensos ou pessoas com retenção de líquido, o ideal é consumir com orientação nutricional.”

plugins premium WordPress