Água com gás (Foto: Internet)

Saúde

Água com gás pode dilatar o estômago? Especialista explica efeitos da bebida

Embora seja uma alternativa saudável ao refrigerante, o consumo exagerado pode causar desconfortos

A médica nutróloga Aline Rodrigues Zanetta, integrante do Comitê Científico da Associação Brasileira de Nutrologia, esclareceu dúvidas sobre os impactos do consumo de água com gás no organismo. A bebida, vista por muitos como uma opção mais saudável em relação aos refrigerantes, especialmente quando combinada com frutas como limão ou laranja, pode sim causar alguns efeitos físicos temporários no corpo.

A dúvida mais comum está relacionada à sensação de estufamento logo após o consumo, o que levanta a questão: será que a água com gás dilata o estômago?

“Sim, a água com gás pode causar uma ligeira e temporária dilatação do estômago devido à liberação do gás carbônico. Essa sensação de ‘estômago cheio’ pode, inclusive, aumentar a saciedade, o que pode ajudar a controlar o apetite”, explicou a Dra. Aline.

Segundo a especialista, o efeito não é permanente e tende a passar rapidamente. No entanto, ela alerta que, em excesso, a bebida pode causar incômodos. Pessoas que têm condições como refluxo gastroesofágico ou síndrome do intestino irritável devem ter atenção redobrada ao consumir esse tipo de água, pois os sintomas nessas situações podem se intensificar.

Mesmo com esses cuidados, a água com gás continua sendo uma boa alternativa para quem quer reduzir o consumo de bebidas açucaradas, desde que consumida com moderação e levando em conta possíveis sensibilidades individuais.

plugins premium WordPress