Procurar
Close this search box.
Impostos podem dar dor de cabeça (Foto: stevepb/ Pixabay)
Impostos podem dar dor de cabeça (Foto: stevepb/ Pixabay)

Confira!

Saiba quais impostos precisam ser pagos no começo do ano e como parcelar

2024 já inicia com tributos para os brasileiros

No início de cada ano, os brasileiros se veem diante de uma obrigação inevitável: o pagamento dos impostos. Esta época é marcada pela necessidade de cumprir com uma série de tributos que incidem sobre diversos aspectos da vida financeira.

SIGA O FEED NO INSTAGRAM

Desde o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), passando pelo Imposto de Renda (IR), essa carga tributária faz parte do contexto nacional, exigindo dos cidadãos uma organização financeira e um entendimento dos seus deveres fiscais.

Descubra quais tributos exigirão sua atenção e planejamento financeiro e como parcelar.

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano): Este imposto incide sobre propriedades urbanas e é cobrado pelas prefeituras. O pagamento do IPTU geralmente tem vencimento no início do ano, variando de acordo com cada município.

IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores): Este imposto é estadual e incide sobre a propriedade de veículos automotores. O vencimento também ocorre no início do ano, com datas específicas para cada placa e descontos para pagamento à vista em alguns estados.

Seguro DPVAT: É um seguro obrigatório para veículos automotores, cobrindo danos pessoais causados por acidentes de trânsito. O vencimento costuma ocorrer no início do ano, juntamente com o IPVA.

Imposto de Renda (para quem se enquadra na obrigatoriedade de declarar): Embora a declaração de Imposto de Renda deva ser feita até abril, a partir de março começa o período de entrega das declarações e, para quem tem imposto a pagar, as parcelas podem começar a vencer a partir de abril.

Caso tenha dificuldade para pagar esses impostos de uma vez, algumas prefeituras e estados oferecem a opção de parcelamento diretamente nos órgãos responsáveis, mas as condições podem variar de acordo com a legislação local. Sempre é recomendado entrar em contato com os órgãos responsáveis para verificar as possibilidades de parcelamento e os procedimentos necessários.

Mais lidas

plugins premium WordPress
Confira uma lista de k-dramas BL (Boy’s Love) C-Dramas: Conheça uma lista de ‘doramas chineses’ Conheça os k-dramas que chegam a Netflix em novembro de 2023 Conheça os k-dramas que chegam a Netflix em dezembro de 2023