Procurar
Close this search box.
Neuralink, empresa de Elon Musk (Imagem: Divulgação)

Neuralink, empresa de Elon Musk (Imagem: Divulgação)

Notícias

Primeira versão de chip visual da empresa de Elon Musk pode devolver visão gradualmente, afirma CEO

A empresa do bilionário Elon Musk anunciou que sua primeira versão de um dispositivo implantável promete devolver gradualmente a visão a pessoas cegas. Inclusive, para aquelas que nunca enxergaram. O chip, chamado Blindsight, será conectado ao córtex visual do cérebro, responsável pelo processamento das imagens. Com a conexão, acabar permitindo que os usuários vejam pela primeira vez, ainda que com baixa resolução inicial.

Segundo Musk, o dispositivo funcionará como uma projeção dentro do cérebro, possibilitando uma visão inicial semelhante aos gráficos simples de antigos jogos de Atari. Com o tempo, porém, a tecnologia pode superar a visão natural, permitindo que os usuários enxerguem em diferentes espectros, como infravermelho, ultravioleta ou até radar. “A visão será de baixa resolução no início, mas pode melhorar com o tempo”, afirmou o empresário em uma postagem em sua conta do X (antigo Twitter).

Apesar do otimismo, a cura definitiva para a cegueira ainda não foi alcançada. O Blindsight representa um avanço significativo, mas ainda está longe de ser uma solução completa para a condição. O dispositivo não possui data definida para iniciar os testes em humanos, e a empresa ainda está trabalhando em refinamentos antes de avançar para essa etapa crucial.

Dispositivo da Neuralink (Foto: Divulgação)

Neuralink implanta chip cerebral

Anteriormente, a Neuralink, empresa de Elon Musk, realizou com êxito o segundo implante de seu chip cerebral em um paciente humano. O anúncio foi feito pelo próprio Musk durante uma entrevista em um podcast em agosto deste ano. A tecnologia, destinada a auxiliar pessoas com lesões na medula espinhal, continua em fase de testes clínicos.

O primeiro paciente a receber o implante, Noland Arbaugh, de 29 anos, foi capaz de realizar atividades como jogar videogames, navegar na internet e mover o cursor de um laptop utilizando apenas sua mente, conforme relatado pela agência Reuters. Durante a entrevista, Musk revelou que o segundo paciente possui uma condição semelhante à de Arbaugh, embora tenha compartilhado poucos detalhes sobre sua identidade ou progresso.

Musk afirmou que espera ampliar a aplicação dos implantes a outros pacientes ainda este ano, conforme a empresa avança em seus ensaios clínicos. A Neuralink retomou os implantes em humanos após resolver uma falha no sistema do primeiro paciente, que havia prejudicado a movimentação do cursor de um computador via controle mental.

plugins premium WordPress