Procurar
Close this search box.
Gustavo Rosa celebra 10 anos de seu instituto (Foto: Divulgação)
Gustavo Rosa celebra 10 anos de seu instituto (Foto: Divulgação)

ARTE

Instituto Gustavo Rosa celebra 10 anos de legado artístico com exposição ‘Arte Inspira Arte’

Vernissage terá a presença de convidados como o publicitário Marcello Serpa, do chef Olivier Anquier e do psiquiatra forense Guido Palomba

No mês que marca uma década desde a partida do renomado artista Gustavo Machado Rosa, o Instituto Gustavo Rosa (IGR) tem a honra de convidar a imprensa e o público em geral para o vernissage do evento “Arte Inspira Arte”. A exposição, que celebra a genialidade de Gustavo e seu legado inestimável, está marcada para o dia 23 de novembro, das 19h às 23h, na sede do instituto.

O IGR está preparando uma noite cheia de surpresas e, pra isso, convidou pintores, escultores, estilistas, escritores, críticos, chefs e até um psiquiatra forense. Cada um criou, dentro da própria linguagem, obras inspiradas no homenageado da noite para serem exibidas e vendidas, lidas, degustadas ou bebidas, e até mesmo pisadas!

Nessa lista estão nomes como Olivier Anquier, Marcello Serpa, Guido Palomba, Francesca Alzati, Rose Benedetti, Jacob Klintowitz, Inos Corradin, Rubens Matuck, Dalmau, Fabiola Gouveia, Rosária Bernardes, Flavio Rossi, Sou Kit Gom, e marcas como By Kamy, JRJ Tecidos, Trousseau, Milscki, Cann e PB Arts Design.

A noite também vai ter a música de João Ventura, cantor, compositor e pianista que encantou e foi convidado a tocar no Metropolitan, em NY, com Madonna. O artista apresenta o projeto CONTRAPONTO, a fusão das músicas MPB e erudita.

Além disso, o instituto vai expor obras inéditas de Gustavo Rosa. São originais em papel e óleos sobre tela do acervo guardados desde 2013 e que estarão expostos e à venda. Uma seleção exclusiva de obras que atravessam as diversas fases criativas desse ícone da arte brasileira.

A exposição “Arte Inspira Arte” não apenas celebra a genialidade de Gustavo Rosa, mas também promove a cultura brasileira e apoia a missão do IGR de cultivar novos talentos e realizar ações sociais. Em um gesto de solidariedade, 10% de todas as vendas durante o evento serão destinados às ONGs Casa Hope e Projeto Arrastão. A mostra, estará aberta à visitação de 24 de novembro a 22 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h.

Sobre o Arte Inspira Arte
Vernissage: dia 23/11, das 19h às 23h.
Visitação: de 24/11 a 22/12, de 2ª a 6ª, das 10h às 18h, sábados das 10h às 14h.
Local: Instituto Gustavo Rosa – Rua Veneza, 920, Jardim Paulista, São Paulo

Sobre Gustavo Rosa

Gustavo Rosa foi mais do que um artista, foi um contador de histórias por meio das cores e das formas. Sua jornada artística começou cedo, quando sua paixão pela arte o levou a explorar territórios inexplorados da imaginação.

Com uma visão única, Gustavo pintou o mundo com alegria e vitalidade. Seu estilo ousado e vibrante capturou a essência da vida cotidiana e a transformou em celebrações de cores e expressões. Ele desafiou as normas artísticas, abraçando a inovação e a experimentação.

O legado de Gustavo é um testemunho de sua habilidade em criar um diálogo entre a imaginação e a realidade. Suas obras são convites à reflexão, à criatividade e à alegria. Através de suas pinceladas mágicas, ele nos lembra que a arte é uma linguagem universal que pode transcender fronteiras e tocar corações.

Gustavo não era apenas um pintor, mas um mestre da imaginação, cujo impacto na arte e na cultura continua a inspirar e encantar pessoas de todas as idades. Sua vida e obra são uma celebração da criatividade e da alegria, um lembrete de que a magia das cores e expressões está ao alcance de todos.

Pintor, desenhista, gravurista e designer, Gustavo participou de diversas exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas. Suas obras estão em acervos de importantes museus, instituições culturais públicas e privadas, de empresas e de coleções particulares, dentro e fora do Brasil.

Mais lidas

plugins premium WordPress
Confira produções para assistir no Dia da Consciência Negra K-drama de época? Conheça ‘My Dearest’ Recém contratada do SBT, relembre trajetória de Virginia Fonseca