Taylor Swift concluiu sua passagem pelo Brasil na “The Eras Tour” com um show final no Allianz Parque, em São Paulo, encerrando seis apresentações no país. Os fãs ansiavam há anos por essa oportunidade de vê-la ao vivo, especialmente após o adiamento da turnê “Lover” devido à pandemia da Covid-19.
No entanto, em algumas postagens nas redes sociais, alguns swifties relataram lapsos de memória, esquecendo partes do show – um momento inesquecível.
A sensação de amnésia, de acordo com Alan Campos Luciano, médico psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), resulta da combinação entre hiperestimulação sensorial, estresse fisiológico e descargas emocionais.
Para lembrar das coisas, nosso cérebro precisa receber, escolher e guardar as informações. Ele guarda apenas o que considera mais importante, já que não consegue guardar tudo. Em shows com muitos efeitos especiais, o cérebro pode ficar confuso e ter dificuldade para guardar as lembranças devido à quantidade de luzes e sons diferentes.
“Não conseguimos manter o foco atencional em tudo e não conseguimos registrar na memória aquilo que não capturamos com atenção”, esclarece o médico.
A paixão e a grande expectativa dos fãs pela cantora geram respostas emocionais intensas, sobrecarregando. Essas emoções durante o evento se unem ao tempo na fila e às noites mal dormidas devido à ansiedade pelo show.
Alan ainda destaca que o uso do celular para registrar as memórias pode afetar a formação de memórias e servir como distração. Ele aconselha: “Aproveitem e curtam o momento, se hidratem e durmam bem a noite”.
- Ana Hickmann resgata memórias com o filho e abre o coração: ‘Pessoa mais importante’
- Rick, dupla de Renner, sofre acidente de carro: ‘Descansando do susto’
- Médico suspeito de envolvimento na morte de Matthew Perry se declara culpado
- William Bonner relembra momento marcante e conselho de Cid Moreira
- Bia Miranda desmente alegações de aborto feitas pelo ex