Procurar
Close this search box.
Borja Castelar é instrutor do Linkedln (Foto: Divulgação)
Borja Castelar é instrutor do Linkedln (Foto: Divulgação)

PROFISSÕES

Espanhol Borja Castelar, instrutor do Linkedln, destaca a Importância das habilidades interpessoais para o sucesso profissional

Segundo estudo da Universidade Stanford, 85% do sucesso na carreira profissional depende do desenvolvimento de habilidades interpessoais

No cenário de constante evolução do mercado de trabalho, com a crescente automação e a ascensão da inteligência artificial, as habilidades humanas, muitas vezes subestimadas, ganham destaque como elementos cruciais para o sucesso profissional. Em uma era onde a competição é acirrada e a incerteza é a única constante, as chamadas “soft skills” têm se revelado como um diferencial valioso para os profissionais que desejam prosperar.

Um estudo da Universidade Stanford ressalta que 85% do sucesso na carreira profissional depende do desenvolvimento de habilidades interpessoais, deixando apenas 15% para as habilidades técnicas. À medida que a inteligência artificial e a automação avançam, as habilidades humanas se tornam ainda mais valiosas, pois não podem ser replicadas por máquinas.

De acordo com o especialista em recursos humanos, talento e soft skills, Borja Castelar, é importante discutir a importância dessas habilidades e como elas se tornaram essenciais no atual paradigma do trabalho. Com vasta experiência como diretor do LinkedIn e instrutor na área de talento, Borja ressalta que elas têm um papel importante em um mercado dinâmico. “As soft skills desempenham um papel crucial na nova era laboral. Portanto, investir no desenvolvimento e aprimoramento dessas habilidades não só é vantajoso, mas imprescindível para se destacar e prosperar em um mercado tão dinâmico”, destaca.

À medida em que as empresas brasileiras exigem que os funcionários retornem ao trabalho presencial em tempo integral, Castelar aponta as três essenciais para enfrentar os desafios da reintegração e promover um ambiente de trabalho saudável. “A Adaptabilidade Resiliente, que é a capacidade de se ajustar a mudanças, superar obstáculos e manter um ambiente produtivo, mesmo diante de incertezas. A Comunicação Inspiradora e Empática, sendo a habilidade para se expressar com clareza, ouvir ativamente e compreender as necessidades dos colegas, criando um ambiente de confiança e a Liderança Compassiva, capacidade de liderar com empatia, apoiando os funcionários, promovendo a saúde mental e inspirando uma cultura colaborativa e positiva”.

Borja, que ministra conferências em diversos países da América Latina, enfatiza que, “em um mundo caracterizado pela digitalização, globalização e disrupções tecnológicas, a marca pessoal no LinkedIn, o aprendizado contínuo e o aprimoramento de soft skills se destacam como elementos fundamentais para prosperar na nova era do trabalho”.

Atualmente, o autor dos livros “Potencialize sua Persuasão” e “Seu futuro trabalho”, é instrutor de uma das áreas extremamente importantes do Linkedln, a ‘Learning’ (área de aprendizado). Devido às suas habilidades de comunicação em várias conferências e entrevistas, a equipe do LinkedIn Learning o convidou para oferecer a oportunidade de ser instrutor e produzir os principais cursos, principalmente sobre vendas e liderança.

“Para ser instrutor, é necessário passar por um rigoroso processo seletivo no qual analisam minuciosamente como eu expresso conceitos simples e mais elaborados. Consegui passar por todas as avaliações e me tornei instrutor, onde atualmente escrevo e produzo vários cursos a cada ano. De fato, é uma das minhas principais atividades, juntamente com minhas palestras por toda a América Latina, conta o especialista.

Quanto à expansão de suas iniciativas para o público de língua portuguesa, Borja revela planos de médio prazo para criar cursos em português e inglês, visando ampliar o alcance de suas mensagens sobre a importância das soft skills e da marca pessoal.

Como parte da sua missão em promover a importância das soft skills, Castelar planeja oferecer workshops e treinamentos específicos para empresas, criar conteúdo online acessível a profissionais em plataformas digitais e estabelecer parcerias estratégicas para realizar eventos de networking, compartilhando conhecimentos e práticas relacionadas à elas. Seu objetivo é capacitar os profissionais brasileiros, preparando-os para os desafios do mercado e permitindo que se destaquem em um ambiente cada vez mais competitivo.

Em um mundo em constante mudança, as soft skills se tornam um pilar essencial para o sucesso profissional, e a expertise de Borja Castelar destaca a relevância dessas habilidades na nova era do trabalho, oferecendo orientação valiosa para os profissionais que buscam se destacar no mercado brasileiro e global.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do FeedTV e Reis Comunica

Mais lidas

plugins premium WordPress
C-Dramas: Conheça uma lista de ‘doramas chineses’ Conheça os k-dramas que chegam a Netflix em novembro de 2023 Conheça os k-dramas que chegam a Netflix em dezembro de 2023 Cansado de romance? Conheça doramas de terror, mistério e investigação!