Procurar
Close this search box.
O escritor e empreendedor João Falcão (Reprodução)

O escritor e empreendedor João Falcão (Reprodução)

Notícias

NEGÓCIOS

Escritor especialista em startups oferece material gratuito e online

João Falcão mapeou aspectos jurídicos na jornada das empresas

O empreendedor e investidor de startups, João Falcão é autor da obra “Startup Law®: Direito e Economia do Conhecimento”. O trabalho é fruto da pesquisa que desenvolveu em parceria com Harvard e é o primeira a desmistificar o Direito aplicável às startups, de forma simples e objetiva. Além do livro, Falcão também conta com materiais gratuitos em seu site.

“Sua escrita, em linguagem simples e coloquial, busca se comunicar com pessoas sem qualquer formação jurídica. E foi concebido e organizado para uma leitura linear, do começo ao fim. Mas também permite ou possibilita consultas a partes específicas, em busca de determinada orientação”, afirma Falcão, que tem 15 anos de experiência no ecossistema de startups, tanto em iniciativas públicas quanto privadas.

O livro reúne aspectos mapeados que se repetem na vida das startups brasileiras, descritos um a um, a partir de uma estratégia para se saber tudo sobre este universo no Brasil. Ao todo foram mapeados 88 aspectos jurídicos ao longo do ciclo de vida da startup, divididos em quatro fases (ideação, validação, eficiência e escala) e distribuídos em seis áreas estratégicas (sociedade, finanças, trabalhistas, tributários, de propriedade intelectual e o dia a dia operacional). “Queremos um ecossistema de startups mais consciente dos seus desafios. Por isso, compartilho este conteúdo para aliviar o fardo que a legislação impõe às startupsʼ, declara Falcão.

Onde comprar

O livro está disponível na Amazon em formato físico e digital. São 200 páginas com uma estratégia inovadora de gestão e governança para a startup decolar (ou encerrar suas atividades) com eficiência e segurança jurídica no Brasil. “A jornada de cada startup apresenta particularidades, mas há um caminho que se repete. Quanto mais conhecido for este caminho, melhor para todos”, destaca Falcão.

Conteúdo gratuito

Em seu site (www.joaofalcao.com.br), há um extenso material complementar oferecido gratuitamente. O autor elaborou, por exemplo, um pôster, em formato de infográfico, com o mapa desenhado em formato de mandala, para fácil visão e compreensão do Direito que rege as startups no Brasil. Ademais, estão disponíveis para download sete ferramentas que auxiliam a startup a superar os itens mapeados e a avançar na sua jornada, além de inúmeros vídeos, somando mais de duas horas de conteúdo exclusivo.

Sobre João Falcão

Mestre pela Harvard Law School e pela FGV Direito-Rio. Doutorando em Ciência da Computação no CIn/UFPE, sob a batuta do Professor Silvio Meira. É sócio fundador, investidor e advisor de startups, dentre elas Winnin Co e Neemu S/A (esta comprada pela Linx). Trabalhou no escritório de advocacia BM&A. Foi Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, em Recife-PE. Atuou como gestor municipal de Arts & Science em Olinda (PE), sua cidade natal.

Mais lidas

plugins premium WordPress