Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais idosa do Brasil, vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e é apaixonada por sua rotina. Na última terça-feira (1º), Dia Nacional do Idoso, ela comemorou com bom humor ao ser questionada sobre sua idade: “Poucos anos. 116”.
Nascida em 8 de junho de 1908 na cidade de São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, Inah é uma supercentenária, pertencente ao seleto grupo de pessoas com mais de 110 anos, e atualmente é considerada a segunda pessoa mais velha do mundo. De acordo com sua biografia no site da LongeviQuest, uma organização especializada em monitorar supercentenários, quando criança, Inah era tão magra que muitos acreditavam que ela não sobreviveria.
Inah Canabarro Lucas, que teve seis irmãos, iniciou sua jornada na vida religiosa aos 18 anos em Montevidéu, no Uruguai. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como professora de português e matemática.
Em uma entrevista exibida na segunda-feira (30/09) no programa “Bom Dia Rio Grande”, familiares e amigos próximos de Inah compartilharam com a repórter Cristine Gallisa que, embora sua audição e visão estejam debilitadas, ela ainda faz questão de seguir sua rotina diária com disciplina. Inah mantém horários fixos para acordar, comer, dormir e rezar, preservando sua organização mesmo aos 116 anos.
“Eu acho que uma determinação de vida e de dedicação aos outros. E à espiritualidade”, disse Kleber Vieira Canabarro Lucas, sobrinho da religiosa, ao “Bom Dia Rio Grande”.