Prova de resistência pode prejudicar a coluna (Foto: Globoplay)
Prova de resistência pode prejudicar a coluna (Foto: Globoplay)

SAÚDE

BBB24: Prova de resistência pode prejudicar a coluna? especialista alerta

Ortopedista explica sobre os possíveis desgastes durante o reality da Globo

Com diversas provas de resistência no BBB24 e com algumas queixas de dores dos participantes do reality show da Globo, aqui fora acendeu-se a discussão a respeito dos possíveis prejuízos a coluna.

No primeiro dia do BBB 24, Yasmin Brunet reclamou de frio, e acabou optando por desistir após mais de quatro horas de disputa. Em seguida, Vanessa Lopes desistiu alegando dores no braço. Na ocasião, quem também reclamou de dores foi o atleta Vinicius.

Fica então o questionamento: ficar em pé por muitas horas pode ter impactos negativos na saúde, especialmente se não houver pausas para descanso e movimento?

“Ficar em pé por muitas horas é extremamente prejudicial. Quando você fica em pé por um longo período, sua pélvis geralmente é empurrada para trás, aumentando a curva da região lombar. Isso aumenta a pressão sobre os tecidos moles ao redor da coluna, fazendo com que os músculos da parte inferior das costas se contraiam ou mesmo espasmos, resultando em dor nas articulações e nos nervos da coluna, ou seja, ocorre um desgaste da musculatura e das articulações. Pé, tornozelo, joelho, quadril e lombar são as regiões mais afetadas”, explica o ortopedista Maurício Martelletto.

O especialista explica as consequências das provas e traz dicas para a saúde da coluna. “Permanecer em pé por longos períodos pode levar à fadiga muscular, causando desconforto e cansaço nas pernas e costas. A postura inadequada ao ficar em pé por muito tempo pode contribuir para problemas na coluna, como dores nas costas e rigidez”, esclarece o médico.

Ainda sobre o assunto, o profissional conta que, em alguns casos, pode gerar até problemas circulatórios: “A pressão contínua nas pernas pode levar a inchaço, varizes e, em casos extremos, problemas circulatórios. Ficar em pé por muitas horas também pode causar dores nos pés, calos e outros problemas podológicos.”

Por fim, Maurício Martelletto ainda alerta que “além dos problemas físicos, o cansaço geral pode afetar o desempenho cognitivo e a produtividade”.

Para minimizar os efeitos negativos, o médico recomenda:

  • Faça pausas: Tire pequenas pausas para se sentar, alongar e descansar as pernas.
  • Utilize calçado adequado: Escolha calçados confortáveis e adequados para a atividade que está realizando.
  • Mantenha uma boa postura: Certifique-se de manter uma postura adequada para evitar o estresse desnecessário na coluna.
  • Faça exercícios de alongamento: Pratique exercícios de alongamento para aliviar a tensão muscular.
  • Utilize tapetes ou amortecedores: Se possível, use tapetes ou superfícies mais suaves para ficar em pé, reduzindo o impacto nas pernas.
plugins premium WordPress