Você sabia que existe uma técnica militar criada para fazer soldados dormirem em até dois minutos? Desenvolvida nos Estados Unidos para uso em situações de alta pressão, como em missões de combate, a estratégia envolve seis passos simples de relaxamento físico e mental e pode ser testada por qualquer pessoa, mesmo que, por enquanto, não haja comprovação científica sólida de sua eficácia.
Segundo Marco Zanini, vice-coordenador do departamento de medicina do sono da Associação Brasileira de Psiquiatria, a técnica pode funcionar para alguns, desde que seja praticada com regularidade. “O efeito não é imediato. É preciso repetir por alguns dias para perceber resultados”, explica.
Veja o passo a passo do método
A seguir, confira os seis passos do método militar para dormir mais rápido:
- Escolha um ambiente tranquilo, escuro e silencioso, com temperatura agradável;
- Relaxe os músculos do rosto, incluindo mandíbula, língua e olhos;
- Vá soltando o corpo aos poucos, começando pelos ombros, braços, peito, pernas e pés;
- Imagine seu corpo ficando pesado e relaxado;
- Respire devagar e profundamente, focando na entrada e saída do ar;
- Visualize um cenário tranquilo, como uma praia ou cachoeira.
Apesar de ainda não haver validação científica para o conjunto da técnica, elementos como o relaxamento muscular e a visualização de ambientes calmos são amplamente usados em terapias do sono e comprovadamente ajudam a induzir o descanso.
A técnica pode não funcionar tão bem com pessoas que sofrem de insônia crônica ou que vivem com altos níveis de ansiedade. Ambientes barulhentos ou desorganizados também dificultam o processo. Por isso, criar condições favoráveis é essencial para testar o método com chances reais de sucesso. “Mesmo seguindo tudo direitinho, quem está com a mente muito acelerada pode continuar tendo dificuldades”, reforça Zanini.
Saiba de onde surgiu a técnica
O método foi desenvolvido na Escola Preparatória de Voo da Marinha dos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial, para ajudar pilotos a descansarem o mais rápido possível em meio ao caos do campo de batalha. Ele ganhou notoriedade por meio do livro Relax and Win: Championship Performance, do treinador de atletismo Lloyd Bud Winter, que detalhou o passo a passo com base em experiências reais.
Na época, dormir bem poderia significar a diferença entre a vida e a morte em uma missão. Por isso, dominar a técnica era considerado essencial para o desempenho dos militares.
Quase metade dos brasileiros dorme mal
De acordo com a Associação Brasileira do Sono, cerca de 45% da população brasileira relata dificuldades para dormir, número que pode ser ainda maior dependendo do tipo e gravidade das queixas. Se esse é o seu caso, experimentar métodos como a técnica militar, junto de uma rotina mais saudável e, se necessário, acompanhamento médico, pode ajudar a melhorar a qualidade do seu descanso.