Um nascimento chamou atenção no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), em Caratinga, Minas Gerais. João Vitor, que veio ao mundo na última terça-feira (3), nasceu com impressionantes 6,266 kg e 59 cm, se tornando o maior bebê já nascido na instituição.
A mãe, Maria José Mendes da Silva, contou que mesmo já tendo tido dois filhos com peso acima da média nacional — 4,5 kg e 4,9 kg — não esperava por um bebê tão grande.
“Eu sentia a barriga bem grande e tinha dificuldade para me movimentar, mas não imaginava que ele seria tão grande”, relatou.
O parto foi realizado por meio de cesariana e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar. A cirurgia foi conduzida pela ginecologista e obstetra Dra. Valdênia Gomes, com auxílio da Dra. Laura P. Ferraz, da enfermeira Kivia Dinelli, além dos técnicos de enfermagem Nair Barbosa, Lilian de Oliveira, Cinthia Silva e Izadora Barbosa. A anestesia foi administrada pelo Dr. Paulo Tostes, e o recém-nascido foi atendido pelo pediatra Dr. Jonas Hintze Filho.
A médica Valdênia compartilhou a surpresa do time com o tamanho do bebê — e da placenta. “Ao iniciar a cirurgia, sabíamos que seria um bebê grande, mas não imaginávamos que seria tão grande. Outra coisa que nos surpreendeu foi o peso da placenta, que pesava 1,220 kg”, disse ao site oficial do hospital
O caso de João Vitor se enquadra em uma condição conhecida como macrossomia fetal, diagnosticada quando o bebê nasce com peso igual ou superior a 4 kg. A situação, embora rara, pode ser causada por fatores genéticos ou estar relacionada a doenças maternas, como o diabetes gestacional.
Apesar do susto e do desafio do parto, tanto a mãe quanto o bebê estão bem e se recuperam com saúde.