Os filmes de Harry Potter cativaram uma enorme base de fãs e continuam sendo adorados. No entanto, é claro que algumas nuances dos livros não foram completamente capturadas nas telas. Em particular, a maneira como a morte de Sirius Black foi retratada nos filmes não transmitiu toda a sua tragédia como no texto original – em muito, devido a um detalhe.
A morte de Sirius Black, uma das tragédias em Harry Potter, foi minimizada nos filmes devido a mudanças que diminuíram seu impacto. Preso por 12 anos injustamente, Sirius morreu aos 36 anos nas mãos de Bellatrix Lestrange. A diferença de idade entre atores e personagens obscureceu o quão jovem Sirius era de fato.
Em 2004, aos 46 anos, Gary Oldman estreou como Sirius Black nos filmes de Harry Potter. A passagem do tempo nos filmes também refletiu o envelhecimento de personagens como James e Lily Potter, contemporâneos de Sirius.
A primeira aparição de Sirius, com sua aparência desgastada e vestindo trajes de prisão, transmite a impressão de que Azkaban o envelheceu prematuramente, afetando não apenas sua saúde física, mas também seu estado mental. Vale ressaltar ainda que não existe menção a idade do personagem no filme, fazendo com que o público assuma que seja a idade que o ator aparenta.
O reboot da franquia, anunciado como uma série, tem a expectativa de corrigir esses pontos problemáticos, porém está em estágios iniciais de desenvolvimento. Poucas informações foram divulgadas sobre o projeto até o momento. J.K. Rowling, uma figura controversa, estará envolvida na produção executiva da série, e aparentemente, cada temporada se concentrará na adaptação de um dos livros escritos por ela.