A Força-Tarefa Anti-Tráfico Humano de San Diego, um braço do Departamento de Justiça da Califórnia, deflagrou uma operação contra o tráfico humano durante a San Diego Comic-Con. O evento ocorreu entre 25 e 28 de julho e levou à prisões bem sucedidas. Ao todo, a operação resultou na prisão de 14 indivíduos supostamente envolvidos em atividades criminosas e no resgate de 10 vítimas. Dentre uma das resgatadas, estava uma jovem de 16 anos.
As informações são do The Hollywood Reporter. Segundo o delegado-geral da Califórnia, Rob Ronta, eventos de grande porte como a Comic-Con são frequentemente alvos para recrutamento de vítimas por criminosos sexuais. “Essas prisões enviam uma mensagem inequívoca de que comportamentos criminosos não serão tolerados”, afirmou Ronta. Ele acrescentou que a colaboração com a Força-Tarefa Anti-Tráfico Humano de San Diego foi crucial para o sucesso da operação e expressou orgulho no trabalho de proteção aos cidadãos californianos mais vulneráveis.
A princípio, a estratégia da operação envolveu a infiltração de agentes disfarçados como potenciais clientes da quadrilha de tráfico, além da divulgação de anúncios falsos para atrair membros da organização criminosa. A ação foi meticulosamente planejada para garantir o flagrante dos envolvidos e a proteção das vítimas resgatadas.
“Não há crime mais insidioso do que o tráfico de seres humanos”, compartilhou a xerife de San Diego, Kelly Martinez, em uma declaração. “A coerção e a violência que escravizam pessoas para lucro e as colocam em trabalho forçado ou prostituição são criminosas. Como xerife, eu apoio os esforços de todos os nossos parceiros da justiça para responsabilizar os perpetradores. Agradeço o foco que foi dado na recente convenção para identificar e resgatar vítimas de tráfico de seres humanos.”