Procurar
Close this search box.
Imagem: Divulgação/Netflix; edited by The Futurism
Foto: Divulgação/Netflix/The Futurism

EITA!

Netflix é criticada por suposto uso de inteligência artificial em documentário

Crime é pauta do documentário lançado em abril na plataforma; produção vem sendo rechaçada por críticas acerca do suposto uso de IA

A Netflix lançou recentemente o documentário ‘O que Jennifer fez?‘, alcançando 78% de relevância do público no Brasil. A trama remonta uma investigação real que levou a prisão de Jennifer Pan em 2010. A popularidade sobre o documentário no Brasil se dá por possíveis controvérsias com uso de Inteligência Artificial e similaridades com o caso de Suzane Von Richtofen.

Certas cenas do documentário chamam a atenção por erros grotescos, como dedos das mãos distorcidas, dentes irregulares, excessos de ‘polimento artificial’, dentre outros. Em uma cena, as fotos foram utilizadas como imagens de apoio para a fala de Nam Nguyen, colega da jovem. A cena em questão levantou críticas por parte do público que acompanhava sobre o caso.

A princípio, site Futurism foi o primeiro a reportar sobre o caso, dando ênfase para a fotografia onde Jennifer faz um sinal de ‘v’ com as mãos. Com um olhar mais atento, é possível notar deformações pelas fotografias, típicas de releituras de Inteligência Artificial.

Imagem: Reprodução/Netflix

Nesse sentido, a suposta manipulação das imagens não passou despercebida nem pelo público externo, nem pelo brasileiro, que passaram a criticar as imagens nas redes sociais.

Imagem: Reprodução/Netflix
O que a Jennifer fez?

Similarmente para os brasileiros, o crime de Jennifer remete ao caso Suzane Von Richtofen de 2002. O documentário traz a lume a investigação que levou a morte da família Pan. Para a surpresa dos envolvidos, Jennifer contratou um assassino de aluguel para herdar a fortuna dos pais.

Contudo, Jennifer não conseguiu sustentar a narrativa e foi condenada à prisão perpétua, junto de outros três cumplices pelo homicídio em primeiro grau da mãe, e tentativa de homicídio do pai.

Mais lidas

plugins premium WordPress