O velório de Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), durante tratamento contra o câncer nos Estados Unidos, será realizado nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, das 9h às 13h. A cerimônia será aberta ao público, mas não contará com apresentações musicais nem trio elétrico.
A informação foi divulgada pela assessoria da família à revista Quem para conter especulações após a repercussão de uma entrevista antiga da cantora, na qual ela expressava o desejo de ter uma despedida festiva, com direito a micareta e trio elétrico. O velório acontecerá no saguão do Theatro Municipal, espaço escolhido pela própria cantora em vida para a sua última homenagem. A cerimônia se encerrará pontualmente às 13h, tanto para familiares quanto para fãs e amigos.
Ainda de acordo com a assessoria de comunicação de Gilberto Gil, pai de Preta, o corpo da artista será cremado, mas os detalhes sobre essa cerimônia não foram divulgados até o momento. Em uma entrevista ao canal Põe na Roda, do YouTube, Preta Gil comentou com bastante leveza sobre como gostaria que fosse seu velório. Com seu habitual bom humor, a cantora disse: “O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio.”
Apesar do tom descontraído da declaração na época, a família optou por uma despedida mais tradicional, mas ainda assim, respeitosa, honrando a trajetória da cantora que deixou um legado de coragem e representatividade para os brasileiros, especialmente na música e como ativista dos direitos LGBQIAPN+.
Preta Gil faleceu aos 50 anos, em Nova York, onde seguia em tratamento contra um câncer colorretal. A cantora, compositora, empresária e atriz tinha sido diagnosticada com a doença em janeiro de 2023. Após um período de remissão no fim daquele ano, o câncer retornou em agosto de 2024, atingindo quatro áreas, dois linfonodos, o peritônio e o ureter.