A influenciadora e dançarina Thais Carla se pronunciou sobre as críticas que vem recebendo nas redes sociais após passar por uma cirurgia bariátrica. A artista, que realizou o procedimento há quase quatro meses, perdeu mais de 52 kg desde então e decidiu compartilhar sua experiência e reflexões com o público. As reações, no entanto, incluíram cobranças de seguidores que alegam que ela teria ido contra os princípios do movimento body positive, que prega a aceitação e valorização de todos os corpos.
Mesmo com a mudança drástica, Thais segue ativa nas redes, mostrando os desafios e conquistas que surgiram nesse novo momento da vida. Com parte do público questionando se ela teria abandonado a causa que sempre defendeu, a dançarina resolveu esclarecer seu posicionamento.
“Eu acredito que muitos comentários vêm de pessoas que não conhecem, de fato, os ideais do body positive. O movimento fala sobre ser livre e feliz em qualquer corpo. Eu continuo acreditando nisso e vivendo dessa forma. E, se para ter mais saúde e poder acompanhar o crescimento das minhas filhas eu precisar fazer mudanças, farei sem hesitar”, afirmou Thais, em entrevista à revista Mensch.
Para ela, essa nova etapa tem sido transformadora. “É uma virada de chave. Hoje posso viver experiências que a gordofobia estrutural me impedia de ter. Me amo cada vez mais, tenho coragem para me arriscar em novos desafios, voltei a dançar e estou estudando teatro. É uma fase de expansão, de reencontro comigo mesma”, continuou.
Segundo Thais, realizar o procedimento com segurança sempre foi um sonho, e agora ela pretende seguir sendo inspiração para outras mulheres. “Meu maior sonho já se realizou: fazer a cirurgia com segurança e viver o bônus disso.”
Hoje com 33 anos, Thais já eliminou 45 kg só no período após a cirurgia, mas antes disso já havia perdido outros 30 kg como parte da preparação. A dançarina realizou o procedimento em abril, quando pesava 170 kg, e atualmente está com cerca de 148 kg. Para ela, o que motivou a escolha não foi a estética, nem a pressão por padrões. “Não fiz a cirurgia por estética, nem por saúde. Foi pelas minhas filhas”, declarou.
Apesar do sucesso da operação, Thais revelou que a decisão surgiu como resposta ao esgotamento físico e emocional causado por anos enfrentando a gordofobia. “As pessoas acham que gordofobia é só alguém não gostar de gordo, mas é estrutural. No restaurante, penso na cadeira. No ônibus, torço para deixarem eu entrar pela porta de trás”, contou.
Thais passou por um bypass gástrico, técnica que reduz o estômago e desvia parte do intestino, o que limita a absorção de nutrientes e ajuda no emagrecimento. A recuperação exige paciência e uma reeducação alimentar rígida. A influenciadora explicou que os primeiros dias foram à base de líquidos, depois vieram os alimentos pastosos e, mais recentemente, ela já voltou a consumir alguns sólidos. “Agora já consigo mastigar algumas coisas, tipo uma torradinha. Frutas estão liberadas, carnes também, desde que bem macias”, explicou.