O Met Gala 2025 acontece nesta segunda-feira (5), no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, reunindo estrelas da música, cinema, moda, arte e esportes em uma noite que celebra a criatividade, levanta debates sobre representatividade e arrecada fundos para o Costume Institute.
A transmissão oficial do evento começa às 19h (horário de Brasília) pelo canal da Vogue americana no YouTube e em suas demais plataformas digitais.
O tema deste ano, “Superfine: Tailoring Black Style”, é inspirado no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, de Monica L. Miller, publicado em 2009. A obra examina o dandismo negro como forma de afirmação estética e identidade cultural. A exposição marca a primeira vez em mais de duas décadas que o Costume Institute foca exclusivamente na moda masculina. A mostra destaca como o estilo tem sido uma ferramenta poderosa de expressão na diáspora negra, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.
Segundo o Metropolitan Museum, a exposição procura refletir “a relevância do estilo na formação das identidades negras na diáspora atlântica”.
Código de vestimenta: “Tailored for You”
O dress code oficial desta edição é “Tailored for You” (Feito sob medida para você), oferecendo aos convidados liberdade criativa para explorar a alfaiataria de forma personalizada e ousada. Embora o tema da exposição e o código de vestimenta não sejam obrigatoriamente idênticos, eles dialogam diretamente, incentivando interpretações únicas sobre o conceito de moda feita sob medida com influências negras.
Neste ano, os copresidentes do Met Gala são Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James (este último listado como presidente honorário), ao lado da editora da Vogue, Anna Wintour. O comitê organizador também reúne nomes de peso, como Simone Biles, Ayo Edebiri, Spike Lee, Janelle Monáe, Doechii, André 3000, Tyla, Chimamanda Ngozi Adichie e Jeremy O. Harris.
A lista de convidados inclui cerca de 450 nomes influentes de diferentes áreas, como moda, esportes, tecnologia, arte e entretenimento. Para Pharrell, a presença de pessoas negras e pardas bem-sucedidas é um ponto central da noite: “Precisamos investir uns nos outros e nos conectar, pois será necessário unir a força da genialidade negra e parda em uma força sólida e confiável.”
Saiba como assistir
A cobertura ao vivo começa às 19h (de Brasília), com entrevistas no tapete vermelho comandadas por Teyana Taylor, La La Anthony e Ego Nwodim, e participação especial da influenciadora Emma Chamberlain. A transmissão pode ser acompanhada no canal da Vogue no YouTube e no site oficial da revista.
Pharrell resume o espírito do evento ao dizer: “Quero que pareça a noite de poder mais épica, um reflexo da resiliência negra em um mundo que continua a ser colonizado.”