A atriz Maria Gladys, de 85 anos, voltou a ser notícia após ser encontrada desorientada e sem recursos em Santa Rita de Jacutinga, no interior de Minas Gerais. Sua filha, Maria Thereza Mello Maron, recorreu às redes sociais na quinta-feira (10) para pedir doações e ajuda financeira, com o objetivo de trazer a mãe de volta ao Rio de Janeiro.
Segundo Maria Thereza, a artista não tem sequer dinheiro para arcar com a passagem. Apesar de conhecida por seu talento e longa trajetória na TV brasileira, Maria Gladys vive um drama que se arrasta há mais de uma década. Em 2014, amigos da atriz já haviam organizado uma vaquinha para ajudá-la com medicamentos, despesas da aposentadoria e aluguel.
Aposentadoria limitada
Em entrevista à Folha de S. Paulo em 2023, Maria Gladys revelou que o valor que recebe da aposentadoria é insuficiente. “É muito pouco para o jeito que gosto de viver”, afirmou. Na época, todo o benefício era usado para pagar o aluguel de um apartamento em Cabo Frio, no litoral fluminense.
Além da saúde financeira abalada, a atriz enfrenta o peso da distância familiar. Ainda na mesma entrevista, ela lamentou não poder conhecer pessoalmente a bisneta Isabel, filha de sua neta famosa, Mia Goth, com o ator Shia LaBeouf:
“Gosto muito de viajar e queria poder conhecer a Isabel logo, mas dinheiro é um problema.”
Conexão com Hollywood
Mia Goth, de 31 anos, é conhecida mundialmente por seus papéis em filmes de terror como X – A Marca da Morte e Pearl. Neta de Maria Gladys, ela demonstrou publicamente carinho pela avó em uma entrevista ao SBT em 2024, que viralizou no Brasil. Falando em português, emocionou os fãs ao dizer:
“Eu amo a minha vó. Tanta saudade da minha vó.”
Apesar do sucesso internacional da neta, Maria Gladys segue enfrentando um ciclo de dificuldades no Brasil. A nova comoção gerada por sua situação reacende o debate sobre o abandono de artistas veteranos e a fragilidade da rede de apoio a idosos no país.