A atriz Luana Piovani trouxe à tona momentos difíceis de sua vida durante uma participação no programa Sem Censura, da TV Brasil, exibido na última segunda-feira, 25 de novembro. Durante a entrevista, ela relembrou o episódio de violência doméstica envolvendo seu ex-namorado, Dado Dolabella, denunciado por ela em 2008.
Luana lamentou a falta de apoio após a denúncia. “Diziam que eu tinha feito aquilo para aparecer”, desabafou.
O caso aconteceu em 2008, mas Dado Dolabella foi condenado apenas em 2014 pela Lei Maria da Penha, após ser acusado de agredir tanto Luana quanto a camareira da atriz, Esmeralda de Souza, conhecida como dona Esmê. Ele recebeu uma pena de dois anos e nove meses em regime aberto por danos morais.
Para Luana, a reação da sociedade foi tão dolorosa quanto a própria agressão. “A maior dor que eu passei não foi ter sido agredida, foi o que a sociedade fez comigo depois. Eu nunca aceitei a roupinha que a sociedade quis me vestir”, afirmou. Ela também ressaltou que, à época, falar sobre violência doméstica não era tão comum como hoje.
“Quando eu denunciei, as pessoas me espezinharam. A sociedade me espezinhou, e a empresa na qual eu trabalhava me tratou mal. Eu não tive suporte de absolutamente ninguém, além dos meus pais, cinco amigos e meu terapeuta”, revelou.
Luana também criticou o machismo presente na sociedade e entre as próprias mulheres. “O que atrapalha a nossa luta são as mulheres machistas. Enquanto as mulheres forem machistas, elas dão forças aos homens que são machistas”, apontou.
A posição de Dado Dolabella
Em fevereiro deste ano, Dado Dolabella comentou sobre o caso no podcast Papagaio Falante. Ele alegou que o processo contra ele foi influenciado por um “movimento político”. “A gente foi absolvido no Tribunal estadual, e depois houve uma reviravolta no Supremo. Houve um movimento político, e a gente reverteu”, disse.
O ator também negou algumas das acusações, sugerindo que a denúncia foi motivada por questões profissionais de Luana. “Ela abriu o processo duas semanas depois. Para mim, acho que ela fez para divulgar a peça na época, que ela ficava nua em cena. Marketing. Eu não consigo entender”, declarou.