Leandro Hassum e filha (Foto Reprodução Redes Sociais)

Famosos

Leandro Hassum conta como saber de vida secreta do pai impactou sua relação com filha

Humorista fala com franqueza sobre o envolvimento do pai com a máfia, os anos de mentira e como isso moldou sua relação com a filha e sua carreira

Aos 51 anos, Leandro Hassum não esconde as marcas do passado — e nem quer. Conhecido pelo humor afiado e presença marcante nos palcos e telas, o ator revelou em entrevista que foi justamente o lado sombrio da própria história familiar que o ensinou a ser um pai melhor para Pietra, sua filha de 25 anos.

O ponto de virada em sua vida pessoal veio com uma descoberta chocante: já adulto, Hassum descobriu que seu pai, Carlos Alberto da Costa Moreira, tinha ligações com a máfia italiana. A revelação não só abalou suas estruturas, como o transformou em alguém que, como ele mesmo diz, virou um “sincericida”.

“Tive meus problemas com o meu pai por termos formas de pensar, agir e trabalhar diferentes. Mas depois de um tempo, quando amadureci, cheguei à conclusão que não deve ter sido fácil para o meu pai tentar esconder durante 21 anos de mim o que ele realmente fazia. Até no erro, meu pai me ensinou a ser o homem que eu não queria ser. Foi um grande pai para mim, mas os erros dele me ensinaram a não errar com a minha filha em outros lugares”, desabafou, ao relembrar a relação com o pai, que faleceu em 2014, já fora da prisão e perdoado por Hassum.

Durante os 11 anos em que Carlos Alberto esteve preso, o ator e sua mãe enfrentaram uma fase dura, marcada por dificuldades financeiras e sentimentos de mágoa. Mas a partir daquele momento, Hassum fez uma escolha: ser transparente, especialmente com sua filha, mesmo quando a verdade era difícil.

“Me lembro que um dia falei para o meu pai: ‘Eu virei um sincericida’. Quando os meus sobrinhos iam visitar o meu pai na cadeia, minha mãe falava, ‘vamos ao hospital visitar o vovô’. Eu falava para a minha filha: ‘Não, não, a gente está indo ao presídio visitar o vovô porque ele fez uma coisa errada’. Eu não conseguia mentir mais para a minha filha. Vivi uma mentira durante 21 anos e não queria mais esse tipo de mentira”, contou, revelando o quanto o passado o impulsionou a quebrar o ciclo.

Essa honestidade crua, que no começo surgiu como uma reação emocional, acabou invadindo até sua vida profissional. O ator admite que, por um tempo, teve dificuldade em medir as palavras. “Ser muito sincero nem sempre é bom. A terapia me ajudou bastante. Teve uma época que eu falava na cara da pessoa: ‘Não gosto de você e não quero trabalhar com você'”, revelou. “Virei ‘sincericida’ porque parece que perdi 21 anos da minha vida, mas depois entendi que muita coisa da minha veia artística veio do meu pai. Afinal das contas, ele atuava muito bem.”

plugins premium WordPress