Ronaldo e filhos (Foto: Instagram)

Famosos

Filho de Ronaldo Fenômeno revela que não terá herança; entenda

Filho de Ronaldo revela que ex-jogador quer doar fortuna à Fundação Fenômenos e não deixar herança aos filhos

Nesta quarta-feira (30), Ronald, filho mais velho de Ronaldo Nazário, contou em entrevista que o pais manifestou o desejo de não deixar herança para os filhos. Segundo Ronald, de 25 anos, o patrimônio conquistado por Ronaldo Nazário ao longo da carreira deve ser destinado integralmente à Fundação Fenômenos, organização social mantida pelo ex-atleta.

Durante a entrevista no No Lucro, da CNN Brasil, Ronald, fruto da relação entre Ronaldo Nazário e Milene Domingues, disse que concorda com a decisão e acredita na importância de cada um construir a própria trajetória. “Tem muita gente que realmente acha: ‘Pô, é dinheiro do pai ou é dinheiro da mãe, é família, né? Tudo junto e misturado’. E, não! Eu não gosto de enxergar desse jeito. Meu pai mesmo brinca que não vai deixar herança nenhuma para mim e para os meus irmãos”, declarou. Em seguida, reforçou a maturidade com que encara a situação: “Acho legal ter essa responsabilidade de saber que eu tenho que correr atrás do meu. Não é porque ele foi muito f*da no que ele fez, ou a minha mãe, que eu possa me aproveitar disso”.

Apesar do desejo de Ronaldo Nazário, a legislação brasileira estabelece limites para doações em vida ou disposições testamentárias. De acordo com a advogada Vanessa Paiva, especialista em Direito de Família e Sucessões, metade do patrimônio deve ser, obrigatoriamente, destinada aos herdeiros diretos. “Ronaldo pode dispor de até 50% de seu patrimônio para a Fundação Fenômenos. Mas não pode, por vontade própria, excluir os filhos da parte legítima da herança”, afirmou ao portal Splash, do UOL.

A legislação permite a exclusão de herdeiros apenas em situações específicas, como tentativa de homicídio contra o autor da herança, agressão física, injúria grave, ou envolvimento em relação ilícita com o cônjuge do falecido. Nessas circunstâncias, o processo de deserdação pode ser solicitado judicialmente.

A Fundação Fenômenos, criada por Ronaldo Nazário, atua em projetos sociais focados em educação, esporte e combate à desigualdade. A decisão de direcionar recursos à fundação reflete um posicionamento que prioriza o impacto coletivo, mesmo que gere polêmica no campo pessoal.

plugins premium WordPress