João Silva, filho do apresentador Faustão, abriu o coração durante uma entrevista ao Venus Podcast para falar sobre sua relação com o peso e a transformação que viveu nos últimos anos. Aos 20 anos, ele contou como enfrentou a obesidade e as mudanças que decidiu adotar em sua rotina.
Há cerca de quatro anos, João passou por uma cirurgia bariátrica. Na época, pesava 158 quilos e reconhecia os riscos que os antigos hábitos traziam para sua saúde. “Eu só comia besteira, não treinava, não fazia nada. Saía para restaurante e comia dois, três almoços. Mas eu imaginava: ‘eu vou morrer se eu viver essa vida, uma hora eu vou morrer’”, confessou.
Apesar de hoje adotar uma rotina saudável com alimentação e exercícios, João revelou que a relação com o peso sempre fez parte da sua vida. “Não era aquela pessoa que foi magra a vida inteira e engorda depois de uma certa idade, ficando naquela tristeza do comparativo com o que era a vida dela antes. Aquilo (o peso) era o meu normal, a minha vida era sobre aquilo”, refletiu.
Em relação à decisão de emagrecer, João admite que, embora antes estivesse acomodado com a situação, sempre considerou a possibilidade de mudança. “Não é bom ser obeso. Eu não ligava, tipo, estava na boa, estava tranquilo, mas se eu tivesse a oportunidade de emagrecer, óbvio que eu emagreceria”, destacou.
O jovem também abordou o impacto emocional que sua condição causava na família, especialmente em sua mãe, Luciana Cardoso. Segundo ele, Luciana sentia-se culpada pelo peso do filho, mesmo sem razão. “Minha mãe sempre se sentiu um pouco culpada, mas ela não tem culpa. É uma doença, a obesidade. Eu também tive culpa de querer exagerar, de não abdicar da comida, mas também existe a parte médica”, concluiu.
João Silva segue agora com uma nova perspectiva de vida, focado na saúde e consciente das escolhas que precisou fazer para transformar sua realidade.